17/08/2017

Como a acupuntura funciona?

Redação do Diário da Saúde
Como a acupuntura funciona?
A equipe desenvolveu uma técnica não invasiva para coletar biomoléculas específicas nos pontos de acupuntura (no centro).
[Imagem: Sheng-Xing Ma et al. - 10.1155/2017/4694238]

Respostas fisiológicas da acupuntura

Ante os resultados milenares da acupuntura, os pesquisadores ocidentais têm-se debruçado sobre a técnica em busca de explicações de como ela afeta fisiologicamente o organismo humano - e não apenas a psicologia humana, induzindo, por exemplo, o efeito placebo.

Há poucos dias, por exemplo, médicos do Hospital Geral de Massachusetts (EUA) demonstraram que a acupuntura remapeia circuitos do cérebro, gerando efeitos analgésicos.

Agora, uma equipe do renomado centro de pesquisas LA BioMed desvendou não apenas outras rotas pelas quais a acupuntura funciona, mas também porque outros pesquisadores por vezes obtêm resultados conflitantes sobre a técnica, principalmente quando ela é aplicada para tratar a dor.

Fundado em 1952, o LA BioMed é um dos principais institutos de pesquisa biomédica independente e sem fins lucrativos dos EUA. A instituição possui cerca de 100 pesquisadores principais que coordenam equipes realizando estudos sobre melhores tratamentos e terapias para o câncer, doenças hereditárias, doenças infecciosas, doenças causadas por fatores ambientais e outras.

Acupuntura e óxido nítrico

A equipe descobriu que o uso adequado da acupuntura - incluindo o ligeiro aquecimento das agulhas - eleva os níveis de óxido nítrico na pele nos "acupontos" - onde as agulhas são inseridas e manipuladas.

O óxido nítrico, por sua vez, aumenta o fluxo sanguíneo e induz a liberação de substâncias analgésicas ou sensibilizantes, o que faz com que a pele se aqueça e contribua para os efeitos benéficos da terapia.

"Nosso laboratório desenvolveu um dispositivo de biocaptura indolor e não-invasivo que consegue coletar amostras de biomoléculas humanas em regiões específicas da pele. Com esta ferramenta, conseguimos obter a primeira evidência de que o óxido nítrico é liberado na superfície da pele humana em um nível mais alto com a metodologia adequada da acupuntura, com o uso de calor," disse o Dr. Sheng-Xing Ma.

Este estudo sobre a acupuntura foi publicado na revista médica Evidence-based Complementary and Alternative Medicine.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Acupuntura

Terapias Alternativas

Dores Crônicas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.