06/07/2016

Como casais se mantêm fiéis? Achando os outros mais feios

Redação do Diário da Saúde
Como casais permanecem fieis? Achando os outros mais feios
"Quando as pessoas encontram uma tentação sedutora, uma maneira de reduzir sua força motivacional é desvalorizar a tentação," explica Shana Cole.
[Imagem: Rutgers]

Rejeição defensiva

Parece que muitos fatores influenciam a infidelidade, entre eles o ciúme, mas o fato é que a traição atinge tanto homens quanto mulheres.

Mas como é que muitos casais permanecem fiéis?

Cientistas estão sugerindo que uma das razões pode ser um mecanismo inconsciente de repelir a tentação: As pessoas em relacionamentos estáveis ajustam seu ponto de vista sobre potenciais parceiros extraconjugais atraentes, passando a percebê-los como menos atraentes do que realmente são.

Degradação perceptual

Esse viés protetor, demonstrado igualmente por homens e mulheres e que ajuda as pessoas a manterem seus compromissos com os seus parceiros atuais, foi chamado de "degradação perceptual" por Shana Cole (Universidade Rutgers), Yaacov Trope e Emily Balcetis (Universidade de Nova Iorque), que descreveram o fenômeno em um artigo publicado na revista Personality and Social Psychology Bulletin.

"Quando as pessoas encontram uma tentação sedutora, uma maneira de reduzir sua força motivacional é desvalorizar a tentação," explica Cole. "Indivíduos comprometidos veem outros parceiros potenciais como menos atraentes do que outras pessoas, especialmente se eles veem a pessoa atraente como uma ameaça ao seu relacionamento, e ainda mais se estão felizes com o seu parceiro."

Como casais permanecem fieis? Achando os outros mais feios
O quanto o potencial parceiro é mais rico ou mais pobre também influencia na intenção em firmar um relacionamento.
[Imagem: Brigham Young University]

Não vejo sua beleza

Para demonstrar a "degradação perceptual", a equipe realizou dois experimentos.

No primeiro, os pesquisadores disseram aos voluntários que eles estariam trabalhando com uma pessoa muito atraente. Aleatoriamente, eles também diziam que a pessoa estava em um relacionamento e, assim, romanticamente indisponível, ou que ele ou ela era solteira.

Os voluntários então viam a imagem da pessoa atraente juntamente com 10 outras imagens da mesma pessoa alteradas digitalmente, devendo escolher a imagem que mais combinava com a original. Os voluntários comprometidos consistentemente escolheram imagens modificadas em direção à feiura.

No segundo experimento, os voluntários forneceram mais informações sobre as suas próprias situações românticas, e os pesquisadores sempre descreviam a pessoa com que eles deveriam interagir como solteira, disponível e interessada em encontrar um parceiro.

Os compromissados avaliaram essa pessoa como menos atraente do que os voluntários solteiros. Aqueles que estavam em relacionamentos e que estavam felizes nessas relações, perceberam a pessoa como ainda menos atraente do que quaisquer outros participantes.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Sentimentos

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.