01/07/2019

Como o efeito desgastado do jeans desgasta o pulmão dos trabalhadores

Com informações da Agência Fapesp
Como o efeito desgastado do jeans desgasta o pulmão dos trabalhadores
Mecanismo-chave da inflamação por sílica é descoberto a partir de análise sanguínea de trabalhadores da indústria têxtil.
[Imagem: Benmerzoug et al. - 10.1038/s41467-018-07425-1]

Silicose

Pesquisadores da Universidade d'Orléans, na França, descobriram um mecanismo-chave que ativa a inflamação pulmonar causada pela silicose, abrindo caminho para novos tipos de terapia contra a doença que ainda não tem cura.

A silicose ocorre pela ação de microcristais de sílica que entram no pulmão e, não podendo ser destruídos, provocam a morte celular de macrófagos, neutrófilos, fibroblastos e células epiteliais do pulmão.

A inflamação pode ser tão severa a ponto de ocorrer a substituição completa do tecido pulmonar por outro cicatricial (fibrose). O quadro leva à insuficiência respiratória e, a menos que seja feito um transplante de pulmão, ao óbito do paciente.

O processo inflamatório mostrou que, com a morte celular, ocorre a liberação de DNA para fora das células.

"O DNA liberado dentro das vias aéreas (por causa da morte celular) ativa sensores citosólicos de DNA e a via de sinalização chamada STING, que desencadeia a inflamação pulmonar. É o começo da silicose," disse Valérie Quesniaux, que esteve no Brasil para participar do Simpósio Internacional sobre Doenças Inflamatórias.

Tratamento

Os pesquisadores também descobriram que um tratamento feito com uma enzima (DNase I), que degrada o DNA liberado nas vias aéreas, consegue bloquear a ativação do STING e, assim, prevenir a intensificação da inflamação.

O DNase I é usado em tratamento para a fibrose cística, doença rara que compromete o funcionamento de algumas glândulas. Parte do estudo, realizado em colaboração com a Universidade Atatürk, na Turquia, também examinou o plasma sanguíneo e as secreções pulmonares de trabalhadores da indústria têxtil.

"Eram jovens de 20 e poucos anos que apresentavam silicose severa, como a encontrada em homens mais velhos que trabalharam a vida inteira com mineração. Era algo impressionante. Os rapazes manejavam, sem nenhum tipo de proteção, jatos de areia, muito usados para dar efeito de desgastado ao jeans," disse Quesniaux.

Ainda não está explicado para o mundo, e sobretudo para os jovens, que o jeans desgastado é feito às custas de muita pressão de areia e em oficinas muito pequenas, em que os trabalhadores não usam nenhuma proteção.Valérie Quesniaux

Com isso, os pesquisadores puderam notar não só o aumento na liberação de DNA como também a maior presença de marcadores inflamatórios tanto no sangue como no escarro dos pacientes. A análise do tecido pulmonar mostrou níveis altos de atividade da via STING.

Doença do jeans

A equipe também descobriu que inflamação por sílica prejudica o controle imune contra a tuberculose. De acordo com o estudo, a sílica exacerba a infecção pelo bacilo de Koch, bactéria causadora da tuberculose.

"A inflamação por sílica auxilia no desenvolvimento da infecção por tuberculose. Conseguimos mostrar que a exposição à sílica induz um tipo de resposta imune. É como se ela empurrasse o sistema imune para a resposta imune do tipo 2, que não é tão boa para o hospedeiro se defender. Isso porque a exposição prévia à sílica aumenta a resposta nas células pulmonares de Th2 e dos macrófagos (M2) reduzindo a possibilidade da imunidade do tipo 1," disse Quesniaux.

Geralmente, para se defender da infecção da bactéria da tuberculose, existe um tipo de resposta imune (tipo 1) via moléculas pró-inflamatórias, como interferon gama, TNF e células TH1.

"Porém, quando ocorre a pré-exposição à sílica, vários dessas moléculas já foram recrutadas pelo sistema imune e estão atuando contra a silicose. Isso força que a resposta contra a tuberculose seja outra, a do tipo 2, que é muito melhor para a bactéria que para o hospedeiro," disse Quesniaux.

"Obtivemos resultados interessantes sobre o mecanismo da silicose e sua relação com a tuberculose. No entanto, ainda não está explicado para o mundo, e sobretudo para os jovens, que o jeans desgastado é feito às custas de muita pressão de areia e em oficinas muito pequenas, em que os trabalhadores não usam nenhuma proteção," disse.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Poluição

Sistema Respiratório

Sistema Imunológico

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.