10/09/2015

Como reduzir o risco do câncer de mama?

Redação do Diário da Saúde
Como reduzir o risco do câncer de mama?

[Imagem: Divulgação]

Um livro eletrônico gratuito promete auxiliar as mulheres a reduzirem seu risco de contrair câncer de mama.

O e-book, intitulado Juntos - Guia de Cada Mulher para Prevenir o Câncer de Mama, foi escrito por médicos e cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Washington (EUA).

"O câncer de mama é a preocupação de saúde número 1 de todas as mulheres. Com este livro eletrônico nós esperamos colocar o risco do câncer de mama em perspectiva e oferecer dicas de prevenção diárias e simples, que se aplicam da infância à meia-idade e além," disse Graham Colditz, membro da equipe de autores.

Dicas para reduzir o risco do câncer de mama

O livro eletrônico só está disponível em inglês, mas as dicas principais podem ser rapidamente resumidas.

Ao contrário do que se poderia prever com base nas campanhas e pelos esforços de rastreio feitos pelos órgãos de saúde, a cada vez mais controversa mamografia não ocupa lugar de destaque entre as medidas preventivas recomendadas às mulheres.

Veja as nove recomendações constantes do livro, feitas para todas as mulheres em idade adulta, de qualquer faixa etária:

  1. Mantenha o peso corporal sob controle.
  2. Seja fisicamente ativa.
  3. Evite ingerir muito álcool.
  4. Não fume.
  5. Amamente, se possível.
  6. Evite pílulas anticoncepcionais, especialmente depois dos 35 anos ou se for fumante.
  7. Evite terapia de reposição hormonal após a menopausa.
  8. Conheça seu histórico familiar do câncer de mama.
  9. Se estiver sob alto risco, considere o uso de medicações redutoras de risco.

Comportamentos saudáveis

Segundo o texto, considerando uma amostra na qual 12 dentre 100 mulheres fossem diagnosticadas com câncer de mama ao longo de toda a vida, um estilo de vida saudável poderia prevenir o câncer de mama em 7 dessas 12 mulheres.

E mesmo as mulheres que não tiveram comportamentos saudáveis até a meia-idade ainda podem reduzir o risco de câncer de mama em até 50% a partir daí.

E a maior parte das mesmas atividades de combate ao câncer também melhoram a saúde do coração e reduzem o risco de diabetes, acidente vascular cerebral, câncer de cólon, osteoporose e outras condições.

Até o momento, o livro eletrônico - em inglês - está disponível apenas para usuários de equipamentos Apple.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde da Mulher

Prevenção

Câncer

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.