Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

04/02/2014

Compartilhe seu estresse - e livre-se dele

Redação do Diário da Saúde

Fazer um discurso em público deixa você estressado? E redigir uma apresentação para uma reunião com o seu chefe?

Uma maneira de lidar com esse estresse é compartilhar seus sentimentos com alguém que está tendo uma reação emocional similar ao mesmo cenário.

O benefício de gastar um tempinho conversando com alguém cuja resposta emocional está alinhada com a sua acaba de ser documentado em um estudo feito por Sarah Townsend e Heejung Kim (Universidade da Califórnia - EUA) e Batja Mesquita (Universidade de Leuven - Bélgica).

Esse alinhamento emocional pode ser particularmente útil em situações estressantes no trabalho.

"Por exemplo, quando você está montando uma apresentação importante ou trabalhando em um projeto de alto risco, estas são situações que podem ser ameaçadoras e nas quais você sente o estresse aumentando," disse Townsend. "Mas falar com um colega que compartilha seu estado emocional pode ajudar a diminuir esse estresse."

Para não depender das opiniões dos voluntários, os pesquisadores mediram os níveis de hormônios relacionados ao estresse, com o cortisol, antes, durante e depois das apresentações feitas por cada participante.

Tudo ficou muito mais tranquilo para aqueles voluntários que, antes da apresentação, discutiram seu nervosismo com seus colegas.

Os resultados "mostram que compartilhar uma situação ameaçadora com uma pessoa que está em um estado emocional semelhante, em termos de seu perfil emocional geral, protege o indivíduo de sofrer uma elevação do nível de estresse que normalmente acompanha essa ameaça," relatam os pesquisadores em seu estudo.

É uma matemática estranha, mas duas pessoas estressadas compartilhando o estresse teve como resultado duas pessoas menos estressadas - é como se o abrir-se emocionalmente consumisse o estresse.


Ver mais notícias sobre os temas:

Trabalho e Emprego

Emoções

Relacionamentos

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão