20/07/2009

Composto natural interrompe retinopatia, causa de cegueira em diabéticos

Diane Clay

Novos colírios

Pesquisadores da Universidade de Oklahoma (EUA) descobriram uma forma de usar um composto químico natural para estancar uma das principais causas da cegueira em adultos - a chamada retinopatia associada ao diabetes. A pesquisa foi publicada no jornal científico Diabetes.

A descoberta da função do composto nas inflamações e na formação dos vasos sanguíneos relacionados à doença dos olhos significa que os cientistas agora poderão desenvolver novas terapias - incluindo novos colírios - para estancar a retinopatia diabética, uma doença que afeta pacientes portadores de diabetes dos tipos 1 e 2.

"Não existe ainda um bom tratamento para a retinopatia e é por isso que estamos tão entusiasmados com este trabalho. Ele abre uma área inteiramente nova para que os fabricantes de medicamentos pesquisem," diz Jay Ma, coordenador do estudo.

O que é retinopatia diabética?

A retinopatia induzida pelo diabetes é mais comum das doenças oculares ligadas ao diabetes e é a maior causa da cegueira entre adultos. Ela é causada por alterações nos vasos sanguíneos da retina, o tecido sensível à luz que fica localizado no fundo do olho.

Em algumas pessoas com retinopatia diabética, os vasos sanguíneos podem romper e perder fluidos. Em outras pessoas, crescem novos vasos sanguíneos anormais na superfície da retina. Ao longo do tempo, a retinopatia pode piorar e causar perda parcial da visão ou cegueira total.

Câncer e degeneração macular

Os pesquisadores descobriram que essa inflamação e essa hemorragia são causadas por um desbalanceamento de dois sistemas no olho. Para restaurar o equilíbrio, eles injetaram dois novos compostos para as células, utilizando nanopartículas.

O tratamento em modelos animais parou a hemorragia, bloqueou a inflamação e evitou o crescimento dos vasos sanguíneos anormais. Os pesquisadores agora estão testando o uso do composto para o tratamento do câncer e da degeneração macular relacionada à idade.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Olhos e Visão

Medicamentos Naturais

Plantas Medicinais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.