Consulta médica: Saiba como fazer as perguntas certas

Atendimento médico de qualidade

O mínimo que cada pessoa pode exigir de um profissional de saúde é um atendimento de alta qualidade e total dedicação ao caso individual.

Longe das antigas "ordens médicas", pacientes cada vez mais bem informados sabem procurar uma segunda opinião médica e deixam cada vez mais claro que os médicos não podem decidir sozinhos.

O Brasil faz parte da Aliança Mundial para a Segurança no Atendimento ao Paciente, da Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo da aliança é adotar medidas de melhoria no atendimento e aumentar a qualidade dos serviços de saúde.

Isto tem levado o Ministério da Saúde a desenvolver esforços que visam melhorar a comunicação e a transparência de informações entre profissionais de saúde, pacientes, familiares e acompanhantes.

Perguntas a serem feitas na consulta médica

O paciente também pode colaborar com esse movimento. A consulta médica é um momento que deve ser bem aproveitado, visando captar todas as informações de interesse do paciente.

Assim, é necessário fazer as perguntas certas ao médico no momento da consulta.

Dez perguntas básicas podem ajudar o paciente a sair do consultório com uma ideia bastante satisfatória a respeito de seu problema de saúde e do tratamento:

  1. Qual o nome do problema que eu tenho/qual é o meu diagnóstico?
  2. Quais são as minhas opções de tratamento?
  3. Quais são as minhas chances de cura?
  4. Como é realizado o exame ou procedimento?
  5. Quando e como receberei os resultados do exame?
  6. Como se soletra o nome do medicamento prescrito?
  7. Quantas vezes ao dia e por quanto tempo devo usar esse medicamento?
  8. É possível que haja alguma reação (efeito colateral) a esse medicamento?
  9. Posso usar esse medicamento junto com outros que já utilizo, com algum alimento ou com algum líquido?
  10. O tratamento mudará a minha rotina diária?


Ver mais notícias sobre os temas:

Atendimento Médico-Hospitalar

Ética

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.