Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

01/08/2011

Bebês consomem até duas vezes mais sal que recomendado

Redação do Diário da Saúde

Bebês salgados

Setenta por cento dos bebês com oito meses de idade ingerem uma quantidade de sal (cloreto de sódio) acima do nível máximo recomendado.

Segundo os pesquisadores, isto ocorre pelo uso de alimentos salgados e processados - como extratos, molho de carne, feijão e macarrão - na alimentação dos bebês.

Muitos deles também recebem como bebida principal o leite de vaca, que tem níveis mais elevados de sal do que o leite materno ou fórmulas industriais, apesar das recomendações de que o leite de vaca só seja dado a bebês acima de um ano de idade.

Sal no alimento dos bebês

Os pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, descobriram que a maioria dos bebês começa a receber alimentos sólidos em torno de 3 a 4 meses.

Aos oito meses, a média de ingestão de sal já é mais do que o dobro da recomendação máxima para essa faixa etária - 400 miligramas (mg) de sódio por dia até 12 meses.

O leite de vaca, por exemplo, contém 55 mg de sódio em cada 100 gramas, contra 15 mg de sódio para o leite materno e de 15 a 30 mg para as fórmulas infantis.

Dieta da família

Altos níveis de sal podem causar danos nos rins em desenvolvimento.

Além disso, o hábito pode desenvolver nas crianças um gosto por alimentos salgados, criando práticas alimentares ruins que continuam na idade adulta, resultando em problemas de saúde mais tarde na vida.

"Estes resultados mostram que o consumo de sal deve ser substancialmente reduzido em crianças desta faixa etária. Bebês necessitam de alimentos, especificamente preparados para eles, sem adição de sal, por isso é importante adaptar a dieta da família, diz o Dr. Pauline Emmett, coordenador da pesquisa.


Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com o Recém-nascido

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Ciência começa a entender eficácia da Medicina Chinesa contra o câncer

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão