Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

09/08/2011

Contador de mordidas ajuda a manter dieta

Redação do Diário da Saúde
Contador de mordidas ajuda a manter dieta
O aparelho alcançou mais de 90% de precisão na contagem das mordidas, independentemente do usuário, da comida ou do talher.[Imagem: Clemson University]

Espião discreto

Dois engenheiros norte-americanos criaram um contador de mordidas, um pequeno aparelho, parecido com um relógio de pulso, que conta quantas vezes a pessoa leva os talheres à boca.

Segundo eles, o aparelho torna mais fácil para as pessoas monitorarem o quanto estão comendo.

Usado como um relógio de pulso, o Bite Counter (contador de mordidas) monitora o padrão de movimento dos pulsos, detectando quando a pessoa levou uma porção de comida à boca.

Por ser discreto, o contador de mordidas pode ser usado em qualquer lugar, como no trabalho ou em restaurantes, mantendo um registro consistente e informando a pessoas de seus muito prováveis excessos de garfadas.

Mordidas e calorias

Para Eric Muth e Adam Hoover, da Universidade Clemson, a tecnologia pode ajudar a resolver a conhecida ineficiência das dietas- ou a incapacidade das pessoas em se firmar nelas.

"Em termos sociais, os programas atuais de perda e manutenção de peso não estão tendo um impacto significativo. Estudos têm mostrado que as pessoas tendem a subestimar o quanto comem por largas margens," disse Muth.

Segundo eles, isso acontece porque os regimes e dietas dependem de uma auto-observação, que é quase sempre falha.

Daí a ideia de automatizar a contagem de quanto uma pessoa está comendo. "Nossos dados preliminares sugerem que a contagem de mordidas pode ser usada como uma aproximação segura para a contagem de calorias ingeridas."

Contador de mordidas

Embora não seja capaz de medir exatamente quantas calorias a pessoa está colocando na boca, o aparelho efetua um acompanhamento de longo prazo, sem depender daquilo que o usuário achou que comeu ou se lembra de ter comido.

"O dispositivo exige apenas que o usuário aperte um botão para ligá-lo antes de começar a comer e pressione o botão novamente após a refeição. Nesse meio tempo, o dispositivo conta automaticamente quantas mordidas foram dadas," disse Hoover.

Em estudos de laboratório, o dispositivo alcançou mais de 90% de precisão na contagem das mordidas, independentemente do usuário, da comida ou do talher.


Ver mais notícias sobre os temas:

Dietas e Emagrecimento

Alimentação e Nutrição

Conservação de Alimentos

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?