09/08/2011

Contador de mordidas ajuda a manter dieta

Redação do Diário da Saúde
Contador de mordidas ajuda a manter dieta
O aparelho alcançou mais de 90% de precisão na contagem das mordidas, independentemente do usuário, da comida ou do talher.
[Imagem: Clemson University]

Espião discreto

Dois engenheiros norte-americanos criaram um contador de mordidas, um pequeno aparelho, parecido com um relógio de pulso, que conta quantas vezes a pessoa leva os talheres à boca.

Segundo eles, o aparelho torna mais fácil para as pessoas monitorarem o quanto estão comendo.

Usado como um relógio de pulso, o Bite Counter (contador de mordidas) monitora o padrão de movimento dos pulsos, detectando quando a pessoa levou uma porção de comida à boca.

Por ser discreto, o contador de mordidas pode ser usado em qualquer lugar, como no trabalho ou em restaurantes, mantendo um registro consistente e informando a pessoas de seus muito prováveis excessos de garfadas.

Mordidas e calorias

Para Eric Muth e Adam Hoover, da Universidade Clemson, a tecnologia pode ajudar a resolver a conhecida ineficiência das dietas- ou a incapacidade das pessoas em se firmar nelas.

"Em termos sociais, os programas atuais de perda e manutenção de peso não estão tendo um impacto significativo. Estudos têm mostrado que as pessoas tendem a subestimar o quanto comem por largas margens," disse Muth.

Segundo eles, isso acontece porque os regimes e dietas dependem de uma auto-observação, que é quase sempre falha.

Daí a ideia de automatizar a contagem de quanto uma pessoa está comendo. "Nossos dados preliminares sugerem que a contagem de mordidas pode ser usada como uma aproximação segura para a contagem de calorias ingeridas."

Contador de mordidas

Embora não seja capaz de medir exatamente quantas calorias a pessoa está colocando na boca, o aparelho efetua um acompanhamento de longo prazo, sem depender daquilo que o usuário achou que comeu ou se lembra de ter comido.

"O dispositivo exige apenas que o usuário aperte um botão para ligá-lo antes de começar a comer e pressione o botão novamente após a refeição. Nesse meio tempo, o dispositivo conta automaticamente quantas mordidas foram dadas," disse Hoover.

Em estudos de laboratório, o dispositivo alcançou mais de 90% de precisão na contagem das mordidas, independentemente do usuário, da comida ou do talher.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Dietas e Emagrecimento

Alimentação e Nutrição

Conservação de Alimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.