Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

13/05/2016

Os contentes herdarão a Terra, diz nova teoria da evolução

Redação do Diário da Saúde
Os contentes herdarão a Terra, diz nova teoria da evolução
Nenhuma estratégia egoísta terá sucesso na evolução, dizem os estudos: O gene generoso: Generosidade vence egoísmo na evolução.[Imagem: Wikimedia/Jeff Kubina]

Evolução do mais firme

A sobrevivência do mais apto fisicamente pode não ser o núcleo central da evolução natural das espécies. Na verdade, tudo pode ser uma questão da sobrevivência daquele que tem uma visão mais otimista da vida.

Pesquisadores da Universidade de Cornell (EUA) afirmam que ter uma atitude positiva e firme mostrou ser o elemento mais vantajoso à sobrevivência da espécie em um modelo computacional que simula a evolução natural da vida.

Os resultados dão suporte científico a insights filosóficos registrados desde a Antiguidade na China, Grécia e Índia, que incentivam a cultivar o contentamento a longo prazo e a satisfação com a vida, em vez de se agarrar à alegria fugaz das gratificações instantâneas, disseram os pesquisadores.

"Em um sentido evolutivo, você tem que avaliar sua vida com base em algo além do que meramente naquilo que está acontecendo agora," afirma Shimon Edelman, que realizou o estudo juntamente com sua colega Yue Gao.

Evolução otimista

Como se trata de um modelo computacional, os seres que interagem, se reproduzem e evoluem são "agentes de software". Esse tipo de modelo permite variar largamente o comportamento dos agentes e realizar uma evolução acelerada, na qual a duração das eras é limitada apenas pela velocidade do computador que roda o programa.

Os agentes que sobreviveram para produzir descendentes foram aqueles que deram mais peso para a felicidade a longo prazo, especialmente quando a comida era escassa. Eles também se "lembraram" da felicidade passada - colheram os efeitos desse comportamento - por um período de tempo mais longo do que seus concorrentes menos bem-sucedidos.

Não importa se o alimento era abundante ou escasso, os agentes que tinham uma visão mais positiva - dar mais importância aos aspectos positivos do que aos negativos em cada situação - também se mostraram mais capacitados à evolução. Seus concorrentes que deram mais atenção à satisfação das necessidades de curto prazo e assumiram uma atitude negativa morreram.

E quando os agentes ficavam comparando seus recursos alimentares com os de seus amigos, eles se saíam pior justamente quando o alimento era mais abundante.

Os contentes herdarão a Terra, diz nova teoria da evolução
Outros estudos já haviam mostrado que a sobrevivência do mais bondoso pode imperar sobre a evolução do mais apto fisicamente. E também que a evolução irá puni-lo se você for egoísta e sovina. [Imagem: Wikimedia]

Cérebro/Mente

O estudo é baseado em uma estrutura computacional integrativa que ajuda a compreender o sistema cérebro/mente, na qual as mentes são vistas como feixes de processos computacionais implementados pelos cérebros encarnados e fisicamente e socialmente situados.

A estrutura computacional permite aos pesquisadores testar modelos funcionais explícitos de emoções.

Caminho para a felicidade

Mas o que o estudo diz para aqueles que buscam um caminho claro para a felicidade? "Conhece-te a ti mesmo," disse Edelman, repetindo o dito de Sócrates.

"Em vez de confiar cegamente em conselhos de autores de autoajuda sobre como ser feliz, dedique-se a conhecer a si mesmo - como é o seu cérebro/mente, como ele funciona e como interage com o mundo - e você estará em uma melhor posição para decidir por si mesmo," aconselhou Edelman.

O estudo, chamado "Entre o prazer e contentamento: Dinâmica Evolucionária de Alguns Possíveis Parâmetros de Felicidade possível", foi publicado na revista científica PLoS ONE.


Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Sentimentos

Felicidade

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?