05/05/2015

Nova esperança na conversão entre tipos sanguíneos

Redação do Diário da Saúde
Conversão entre tipos sanguíneos
Técnicas para transformar sangue de um tipo em outro são um sonho antigo da medicina.
[Imagem: Wikimedia Commons]

Químicos da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) criaram uma enzima que fez nascer a esperança da conversão de um tipo de sangue em outro.

Quando um paciente precisa de uma transfusão de sangue, é necessário dispor do tipo exato de sangue para atendê-lo. Mas nem sempre os bancos de sangue contam com todos os tipos sanguíneos.

Por isto, sempre houve a esperança de se descobrir técnicas para transformar sangue de um tipo em outro.

Conversão entre tipos sanguíneos

A nova enzima funciona cortando os açúcares - também conhecidos como antígenos - encontrados no Tipo A e no Tipo B de sangue, tornando-os mais parecidos com o Tipo O.

O Tipo O é conhecido como doador universal, podendo ser aplicado a pacientes de todos os tipos de sangue.

"Nós produzimos uma enzima mutante que é muito eficiente em cortar fora os açúcares nos tipos sanguíneos A e B, e é muito mais eficiente na remoção dos subtipos do antígeno A do que a enzima original," disse o Dr. David Kwan, principal autor da pesquisa.

Evolução dirigida

Para criar a enzima, os pesquisadores usaram uma nova tecnologia chamada "evolução dirigida", que insere mutações no gene que codifica a enzima, e então selecionaram os mutantes mais eficazes na redução dos antígenos - em apenas cinco gerações, a enzima tornou-se 170 vezes mais eficaz.

Com esta enzima, a equipe foi capaz de remover a grande maioria dos antígenos nos tipos A e B de sangue.

Mas, antes de poder ser usada em situações clínicas, a enzima terá que passar ainda por muitas evoluções, até tornar-se capaz de remover todos os antígenos. O sistema imunológico é altamente sensível aos grupos sanguíneos, e mesmo pequenas quantidades de antígenos residuais podem desencadear uma resposta imune.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sistema Circulatório

Sistema Imunológico

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.