31/03/2010

Criatividade: como tornar-se um gerador de ideias

Redação do Diário da Saúde
Criatividade: qualquer um pode tornar-se um
Conhecimento, técnica, postura correta e muita dedicação são os elementos-chave para aprimorar sua criatividade.
[Imagem: Lassi Liikkanen]

Como aumentar a criatividade

Qualquer pessoa pode aprimorar seu talento para a criação de ideias novas.

Esta é a tese do Dr. Lassi Liikkanen, especialista em cognição do Instituto de Tecnologia da Informação de Helsinque, na Finlândia. Para isso, segundo ele, basta um pouco de técnica e bastante esforço.

Segundo o pesquisador, o básico para que as pessoas possam aumentar a sua criatividade é melhorar o seu conhecimento sobre o tema ao redor do qual elas querem ter ideias novas.

Mas há também uma série de métodos e técnicas de geração de ideias, a adoção de uma atitude correta e muito esforço.

Como ter ideias novas

Em sua pesquisa, Liikkanen modelou um processo de geração de ideias. Para ele, criar ideias significa que uma pessoa processa as informações memorizadas e combina essas informações de maneiras novas.

É por isto que ele defende que, se a pessoa obtém informações mais aprofundadas sobre o tema, então seu potencial de criatividade aumenta. Quanto mais uma pessoa souber sobre o assunto ou puder aprender com os outros, maiores chances ela terá de fazer novas combinações de conhecimentos.

Técnicas para melhorar a criatividade

Em segundo lugar, vale a pena estudar diferentes métodos e técnicas voltados para a geração de ideias.

Entre esses métodos, os mais conhecidos são brainstorming, TRIZ, seis chapéus do pensamento, sinética e análise morfológica.

E, para usar cada um dos métodos de forma eficiente, é necessário conhecer bem a técnica, ou não se alcançará um nível ótimo de resultados. "Quando uma pessoa sabe o método e pratica sistematicamente seu uso, os resultados são muito melhores," diz Liikkanen.

Os diferentes métodos de geração de ideias servem a diferentes tipos de necessidades, por isto vale a pena testar vários deles para descobrir qual funciona melhor para você e para a situação específica em que você está procurando exercer sua criatividade, alerta ele.

Quantidade melhora a qualidade

Em terceiro lugar, é necessário fazer uma boa dose de esforço para gerar ideias.

A criação de ideias não é diferente de outros trabalhos, diz o pesquisador: se você trabalhar bastante, obterá mais resultados. E se há muitos resultados, é mais provável que você encontre bons resultados no meio deles.

Além disso, ler a literatura sobre o assunto e criar protótipos - exercícios simulados - pode ser uma boa tática para aperfeiçoar o processo de geração de ideias.

Tolerando a incerteza

Um indivíduo "gerador de ideias" deve também ter a atitude correta.

Se você acha que só há uma solução correta para cada problema, isto irá limitar consideravelmente a sua capacidade de ter ideias inovadoras. A capacidade de tolerar a incerteza faz parte da criação de ideias, lembra Liikkanen.

A tolerância à incerteza não garante a criatividade, mas é uma condição essencial para ela.

Passando da ideia à ação

Você deve lembrar-se que a criação de novas ideias é apenas a primeira etapa do ciclo de vida de uma ideia. Uma boa ideia deve ser apoiada e fortalecida.

Para inventar algo, por exemplo, ou mesmo aperfeiçoar uma ideia já consolidada, a pessoa deve se empenhar firmemente para viabilizar essa ideia, lembra Liikkanen.

O estudo completo, em inglês, pode ser visto no endereço http://lib.tkk.fi/Diss/2010/isbn9789526030258/.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Criatividade

Concentração

Trabalho e Emprego

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.