30/10/2012

Inventado curativo que sai da pele sem dor

Redação do Diário da Saúde
Inventado curativo que sai da pele sem dor
A força adesiva do curativo pode ser controlada alterando a quantidade e a espessura das linhas traçadas a laser.
[Imagem: Bryan Laulicht]

Puxa que não dói

Para fazer bem o seu trabalho, os curativos precisam ficar firmes no lugar.

Isso faz com que as bandagens adesivas tenham sempre um efeito colateral: a dor na hora de retirá-las.

Logo isso não será mais problema, graças a um curativo que cola tão bem na pele quanto os melhores no mercado, mas que sai sem dor.

Peles sensíveis

Pode-se argumentar que a dor da retirada de um curativo não é assim tão forte, e que é logo esquecida.

Mas o problema pode ser grave para bebês recém-nascidos e para idosos, cujas peles frágeis sofrem ferimentos reais e duradouros quando os esparadrapos são retirados.

"É uma demanda gigantesca que nunca foi atendida," diz o criador do curativo que sai sem dor, o Dr. Jeffrey Karp, do Brigham and Women's Hospital (EUA).

Camada a laser

O segredo do esparadrapo sem dor está em uma camada intermediária, entre o polímero externo de proteção e a camada de adesivo.

Os pesquisadores recobriram o lado que entra em contato com o adesivo com uma fina camada de silicone. Isso faz com que a camada solte-se tão facilmente quanto aquela película que vem protegendo materiais autoadesivos.

A camada de silicone recebe uma malha de traços a laser, que expõem parte do polímero de proteção, permitindo que ele entre em contato com o adesivo e fique firme no lugar.

A força adesiva do curativo pode ser controlada alterando a quantidade e a espessura das linhas traçadas a laser.

Curativo sem dor

Quando o curativo é retirado, o adesivo fica na pele, evitando a dor.

Por sua vez, o adesivo pode ser recoberto com talco, deixando que ele se solte da pele, aos poucos e naturalmente, sem dor.

Os pesquisadores agora estão tentando obter aprovação das autoridades de saúde para que o curativo sem dor possa chegar ao mercado.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com a Pele

Dores Crônicas

Equipamentos Médicos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.