21/10/2010

Curso ensina a cuidar de pacientes com câncer

Agência Fapesp

Cuidados familiares

O Instituto de Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) lançou o Curso Básico online sobre Câncer, voltado principalmente a familiares que cuidam de pacientes com câncer em casa.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a União Internacional Contra o Câncer, entidade que desenvolveu todo o projeto, e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O Icesp ficou responsável pela tradução dos módulos para o português.

As aulas são gratuitas e o curso, que tem duração de oito horas, está dividido em quatro módulos: "Como o câncer se desenvolve", "Como o câncer é tratado", "Controlando os sintomas" e "Câncer como uma doença crônica".

Aspectos psicológicos e sociais

O programa educacional aborda as principais temáticas relacionadas à doença, desde o desenvolvimento, passando pelo diagnóstico e tratamento, com aulas que visam a promover a compreensão de aspectos fundamentais sobre o câncer, integrando os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e éticos.

O curso pode ser interrompido de forma que se adapte à rotina do participante. Ao final de cada etapa, mediante a realização de uma avaliação, o participante recebe um certificado.

O material também está disponível para estudantes e profissionais da área da saúde. O curso pode ser instalado, gratuitamente, a partir de arquivo no site da instituição.

Mais informações: www.icesp.org.br ou pelo telefone (11) 3893-2000.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Eventos

Cuidados com a Família

Câncer

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.