Dentes novos são criados a partir de células do próprio paciente

Cientistas afirmam estar a um passo de substituir dentes perdidos por implantes criados a partir de células do próprio paciente.

Uma equipe de pesquisadores do King's College de Londres combinou células do tecido gengival humano adulto com outro tipo de células de camundongos para criar o que eles chamam de "biodente" - para diferenciar do dente natural, que é igualmente "bio".

Os pesquisadores isolaram tecido gengival humano adulto de pacientes e cultivaram-no em laboratório, para criar uma quantidade maior do tecido.

Em seguida, eles combinaram o tecido humano com as células progenitoras que formam os dentes dos camundongos.

Transplantando esta combinação de células para outras cobaias, os pesquisadores foram capazes de crescer dentes híbridos humano/camundongo contendo dentina e esmalte, assim como raízes viáveis.

"As células epiteliais derivadas do tecido gengival humano adulto respondem aos sinais indutores emitidos pelas células mesenquimais dentárias embrionárias, da forma necessária para permitir a formação das raízes e da coroa e gerar os diferentes tipos de células relevantes," disse o responsável pelo estudo, Paul Sharpe.

"Estas células epiteliais, largamente disponíveis, são uma fonte realista a ser considerada para a formação de biodentes humanos," acrescentou.

Segundo a equipe, a técnica de cultivar dentes a partir de células do próprio paciente poderá permitir que, no futuro, as dentaduras sejam substituídas por dentes reais.

Segundo os pesquisadores, os métodos atuais de implantes dentários, baseados em uma substituição total, não reproduzem a estrutura natural da raiz e, em consequência do atrito dos movimentos da mandíbula, pode ocorrer perda óssea em torno do implante.


Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Bucal

Células-tronco

Implantes

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.