24/12/2008

Cientistas descobrem como desenvolver pulmões de bebês prematuros

BBC Brasil
Cientistas descobrem como desenvolver pulmão de bebês prematuros

[Imagem: BBC]

Pumões de bebês prematuros

Cientistas da Grã-Bretanha identificaram um potencial alvo para ajudar o desenvolvimento dos pulmões de bebês dentro do útero.

O estudo da Universidade de Cardiff, no País de Gales, pode trazer benefícios para os bebês prematuros, que nascem com problemas respiratórios porque a fase final de amadurecimento dos pulmões ocorre no fim da gravidez.

Desenvolvimento pulmonar dos fetos

A experiência em ratos mostrou que uma molécula bastante conhecida dos cientistas, chamada de receptor de cálcio, tem um papel fundamental no desenvolvimento pulmonar dos fetos.

Segundo os pesquisadores, esse receptor "aciona" o crescimento dos pulmões.

No estudo, publicado no Journal of Physiology, os cientistas conseguiram manipular o desenvolvimento pulmonar dos fetos de ratos interrompendo o funcionamento do receptor de cálcio.

Medicamentos já disponíveis

Segundo Paul Kemp, principal autor da pesquisa, os resultados são animadores porque já existem medicamentos capazes de alterar a função desse receptor.

"Se pudermos provar que algum desses medicamentos pode modular a ação do receptor de cálcio sobre os pulmões, ele poderia ser usado para ajudar a amadurecer os órgãos de bebês prematuros enquanto eles crescem", disse Kemp.

Medicamento para bebês

O cientista afirma ainda que a vantagem em se usar uma droga já existente no mercado é que ela poderia ser aprovada para uso em bebês mais rapidamente do que medicamentos novos.

De acordo com Kemp, a nova terapia poderia ser aplicada paralelamente ao tratamento com esteróides, que já é oferecido a bebês com risco de nascimento prematuro.

Testes em humanos

O próximo passo, segundo os cientistas, é realizar estudos em indivíduos que possuem mutações em seu receptor de cálcio, o que faz com que ele esteja permanentemente "ligado" ou "desligado".

"Se for comprovada uma correlação entre a mutação e saúde dos pulmões após o nascimento, poderemos partir para os testes clínicos em humanos", disse Kemp.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Gravidez

Cuidados com o Recém-nascido

Sistema Respiratório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.