10/05/2017

Despenca interesse da população em vacina contra gripe

Redação do Diário da Saúde

Fora do alvo

Faltando menos de 20 dias do fim da 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, apenas 13,6 milhões de pessoas procuraram os postos de saúde em todo o país em busca da vacina contra a gripe.

O número representa 27,5% do público-alvo, formado por 54,2 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe.

A meta, neste ano, era vacinar 90% desse público até o dia 26 de maio, quando termina a campanha.

O Ministério da Saúde comprou 60 milhões de doses da vacina, aparentemente não levando em conta o decréscimo contínuo no interesse da população pela vacina.

Estoque perdido

Os estados da Região Sul - Paraná (53,1%), Rio Grande do Sul (47,2%) e Santa Catarina (43,3%) - estão com a maior cobertura vacinal do país, até o momento. Já os estados com menor cobertura são: Piauí (10,1%), Pará (11,4%) Mato Grosso do Sul (11,6%), Roraima (12,1%) e Alagoas (15,7%).

Os profissionais de saúde registraram a maior cobertura vacinal entre as diversas categorias do público-alvo, mas com uma cobertura de apenas 37,3%. Em seguida vêm os idosos (34,5%) e puérperas (30,7%).

Os grupos que menos se vacinaram são indígenas (13,9%), crianças (15,9%), professores (16,6%) e gestantes (22,9%).

Para tentar diminuir o estoque perdido da vacina, que não pode ser aproveitada de um ao para o outro, o Ministério da Saúde está incentivando os estados e municípios a vacinarem os professores contra a gripe no ambiente escolar. A ideia é que os educadores sirvam de exemplo para os alunos. Este é o primeiro ano que os professores, tanto da rede pública como privada, passaram a fazer parte do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vacinas

Saúde Pública

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.