14/03/2009

Dia de Ação Voluntária terá teste rápido de HIV

Bruno Sgambato

Teste rápido de HIV

A Prefeitura de Campinas, por meio da secretaria da Saúde e do Programa DST/Aids, participa neste domingo, dia 15 de março, de um evento promovido pela Fundação Bradesco. O evento será realizado em 40 unidades da fundação.

A ação terá uma ampla programação de atividades, entre elas o diagnóstico precoce de HIV/AIDS, ou seja, o teste rápido, que será realizado a partir das 9 horas.

A Fundação Bradesco recebe nesse dia a visita do Centro de Testagem e Aconselhamento do Hospital Ouro Verde (CTA), que aplicará os testes no Monte Cristo (Associação Douglas Andreani), das 9 às 11 horas e na Vila 31 de Março, das 11 às 14 horas. Em ambos os locais haverá distribuição gratuita de preservativos.

Os dois centros de saúde realizam, ainda, exames gratuitos de glicemia, aferição e orientações sobre dengue. O CS Monte Cristo oferece também orientações sobre prevenção e educação na área odontológica.

Segundo a coordenadora-adjunta do programa, Claúdia de Barros Bernardi, quem estiver interessado poderá fazer um teste rápido de diagnóstico de HIV. "Entre a coleta da gotinha de sangue e o resultado são apenas 15 minutos", garante Cláudia. Segundo a coordenadora, as pessoas que não quiserem se identificar também podem fazer o exame e receber o resultado na hora. "Pessoas que se identificam com apelidos também recebem o resultado e aconselhamento, apenas não terão o documento impresso para levar para casa. Em qualquer caso, o sigilo é absoluto", afirma Cláudia.

Preservativos e diagnóstico precoce

Pelo menos 700 testes para diagnóstico rápido para HIV foram realizados em Campinas na primeira fase da campanha lançada no final de 2008 pelo Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissí­veis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Campinas.

A Campanha também participou dos bailes pré-carnavalescos da Estação Cultura e em um evento promovido pelo Rotary Clube. Agora, a campanha será levada através do CTA Itinerante a empresas e instituições interessadas.

As ações atendem a duas diretrizes do Ministério da Saúde que consistem em disponibilizar preservativos para toda a população e em diagnosticar a doença o mais cedo possível.

Onde fazer o teste rápido de HIV?

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas realiza os testes com diagnóstico rápido por intermédio do CTA Ouro Verde, Centro de Testagem e Aconselhamento.

As instituições interessadas em ser parceria do CTA Ouro Verde devem ligar para 3226-7475, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Os interessados em realizar o teste de HIV com diagnóstico rápido devem procurar pelo CTA que fica no Complexo Ouro Verde, na avenida Rui Rodrigues, 3434, próximo ao Terminal Ouro Verde.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Eventos

Exames

Vírus

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.