11/05/2011

Rede fará diagnóstico de infartos à distância

Redação do Diário da Saúde

Síndrome coronária aguda

A Secretaria de Estado da Saúde da Saúde de São Paulo decidiu implantar uma rede para identificar, à distância, pacientes com síndrome coronária aguda que dão entrada em hospitais e prontos-socorros do Estado.

O sistema, conhecido como Point of Care Test, é considerado o mais moderno para verificar os níveis de troponina, importante marcador de necroses, para diagnosticar angina instável ou mesmo infarto do miocárdio.

Exame no local

Tendência mundial no mercado de diagnóstico, o Point of Care Test (POCT) funciona como um teste portátil de laboratório, ou, mais popularmente conhecido como teste laboratorial à beira do leito, e tem a mesma dimensão de uma máquina de cartão de crédito.

No lugar do leitor magnético, há um cartucho descartável para ser inserida a amostra de sangue.

Outra vantagem deste teste é a quantidade da amostra: por apenas uma picada no dedo, já é possível conseguir a quantidade de sangue suficiente para verificar o nível de troponina, por exemplo.

A agilidade no resultado por meio destes testes (10 minutos para o valor da troponina, por exemplo) é outro diferencial a ser considerado, pois permite um diagnóstico mais preciso.

Tele-exames

Inicialmente, o paciente é submetido a um exame de eletrocardiograma que, aliado a informações clínicas, indicam um possível quadro de infarto.

O teste é transmitido, junto com o eletrocardiograma, por sinal de telefonia celular ao hospital estadual Dante Pazzanese, onde cardiologistas de plantão fazem o diagnóstico.

Três hospitais da rede estadual (o Conjunto Hospitalar do Mandaqui, Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos e o Instituto Dante Pazzanese) participam do projeto-piloto, e a meta é expandir progressivamente o sistema para todas as unidades com atendimento de urgência, com o objetivo de diminuir a mortalidade por infartos.

"Queremos que todos os hospitais da rede pública paulista alcancem os índices de padrões mundiais de detecção de infartos que hoje o Dante Pazzanese já possui", explica Ricardo Tardelli, coordenador estadual de Saúde.

Tele-eletrocardiograma

Idealizado pela divisão de Bioengenharia do Dante e sob coordenação do engenheiro Dr. Cantídio de Moura Campos Neto, o serviço utiliza sinal de celular para encaminhar o exame à Central de Laudos e enviar o laudo à unidade solicitante, em um período médio de 20 minutos.

O serviço de tele-eletrocardiograma conta com uma equipe especializada de 14 cardiologistas e mantém em pleno funcionamento 24 horas por dia, no ano inteiro, o que elimina distâncias e permite um diagnóstico mais rápido e preciso, com laudos emitidos por especialistas.

Em todo o Estado já são 75 hospitais, ambulatórios e postos de saúde integrados à Central de Laudos do Instituto Dante Pazzanese. Em 2010, mais de 170 mil exames foram realizados por este sistema

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Coração

Biochips

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.