Dicas para evitar o infarto em qualquer idade

Dicas para evitar o infarto em qualquer idade
Já existem remendos para reparar o coração, mas é muito melhor evitar depender deles. Você pode, por exemplo, manter o coração saudável, um passo de cada vez.
[Imagem: Everaldo Coelho/YellowIcon]

Mal acorda e você já acessa o smartphone para verificar questões de trabalho?

O horário do almoço serve para você comer ou para rever os milhares de compromissos que precisarão de sua atenção à tarde?

Ao chegar em casa à noite, a palavra principal é descanso ou mais trabalho?

Cuidado, você pode ser um viciado em trabalho - um workaholic na expressão em inglês.

Se, de alguma forma, você se orgulha disso, saiba que este é o perfil perfeito para sofrer um infarto a qualquer momento.

O problema é maior para quem não se exercita com regularidade e se alimenta mal - esteja você ainda no trabalho ou já tenha-se aposentado.

Para qualquer caso, a cardiologista Cynthia Magalhães, diretora médica do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), enumera dicas para evitar o infarto em qualquer idade.

  • Não fume e nem seja fumante passivo. O cigarro é um dos grandes inimigos do coração.
  • Faça exercícios regularmente. Há uma série de benefícios proporcionados pela atividade física: aumento do bom colesterol (HDL), controle da pressão arterial, redução de peso, sensação de bem-estar, redução do açúcar no sangue, etc.
  • Cheque e trate a sua pressão arterial, caso ela esteja elevada. Considere como normal a pressão de 12x8 (doze por oito).
  • Cheque e trate o seu nível de açúcar no sangue, caso ele esteja elevado. Considere como normal até 99 mg/dl.
  • Cheque e trate o seu colesterol, caso ele esteja elevado no sangue. Considere como normal para indivíduos saudáveis colesterol total menor que 200mg/dl e LDL (mau colesterol) menor que 100 mg/dl.
  • Reduza seu estresse e procure dormir bem à noite. Proporcione-se momentos de lazer.
  • Alimente-se corretamente, com mais qualidade do que quantidade. Não esqueça de que não podemos abusar do sal e, às vezes, ele vem disfarçado em alimentos. Portanto, crie o hábito de ler rótulos no mercado.
  • Controle seu peso. Cheque-o com frequência.
  • Ame a vida e o seu coração. Não desista nunca!


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