20/04/2011

Pessoas que fazem dietas são enganadas pelo nome dos alimentos

Redação do Diário da Saúde

Conto do rótulo

Pessoas que fazem dieta ficam tão envolvidas com a tentativa de "comer virtuosamente" que acabam caindo no "conto do rótulo".

O "conto do rótulo" refere-se a escolher um alimento não-saudável mas que tem um apelo de saúde em sua embalagem ou em seu nome.

"Mantendo a sua meta de perda de peso em mente enquanto olha o cardápio em um restaurante, você evita cuidadosamente escolher uma massa e pede uma das opções na lista de saladas," escrevem as autoras Caglar Irmak (Universidade da Carolina do Sul), Beth Vallen (Universidade Loyola) e Stefanie Rosen Robinson (Universidade da Carolina do Sul).

"Mas antes de se congratular consigo mesmo por fazer uma escolha virtuosa, você tem que verificar se sua escolha não seria uma salada só de nome," escrevem as autoras.

Nomes enganadores

Ocorre que os restaurantes oferecem "saladas" que podem incluir ingredientes que os adeptos do regime provavelmente evitariam isoladamente, incluindo carnes, queijos, pães e massas.

Batatas fritas são listadas como "chips vegetarianos", milkshakes são chamados de refrescos e bebidas açucaradas aparecem no cardápio como "água aromatizada".

E por que as pessoas que estão fazendo dieta, que supostamente estariam mais sintonizadas com alimentos saudáveis, são susceptíveis de serem enganadas por esses rótulos?

Condicionamento

"Com o tempo, as pessoas aprendem a se concentrar simplesmente em evitar alimentos que eles reconhecem como proibidos com base no nome do produto," explicam as autoras.

"Assim, elas supõem que um item com um nome não-saudável (por exemplo, massa) é menos saudável do que um item com um nome saudável (por exemplo, salada), e não gastam tempo levando em conta outras informações sobre os produtos que possam impactar as suas avaliações."

Paradoxalmente, conforme constataram as pesquisadoras, as pessoas que não fazem dieta não têm esse condicionamento para os nomes, e são mais propensas a rejeitar essas sugestões enganadoras.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Dietas e Emagrecimento

Alimentação e Nutrição

Consumo Responsável

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.