12/07/2010

Estudos da fala reúnem especialistas de diversas áreas

Agência Fapesp
Dinâmicas da fala
Evento sobre Dinâmica Fônica consegue interação inédita entre várias vertentes da área emergente que estuda a produção da fala em todos os seus níveis e envolve linguistas, psicólogos, físicos e engenheiros.
[Imagem: City College of San Francisco]

Dinâmica fônica

Área de fronteira do conhecimento, a dinâmica fônica envolve pesquisadores oriundos de diversos campos, como linguística, psicologia, neurociências e até engenharia.

A dinâmica fônica estuda os eventos dinâmicos que caracterizam a produção e a percepção da fala em todos os seus níveis.

Em São Paulo, 50 estudantes de pós-graduação do Brasil e do exterior tiveram a rara oportunidade de participar, por cinco dias, de um intenso diálogo com 18 dos maiores especialistas no mundo nessa área multidisciplinar.

"O evento foi um exercício inovador na área da linguagem. A comunidade envolvida com a dinâmica fônica abrange um leque de formações muito distintas. No entanto, isso não costuma se refletir nas reuniões, que giram em torno de especialidades e não da temática. Como a reunião foi temática, conseguimos um diálogo raro e uma interação fantástica entre os participantes", disse Eleonora Albano, coordenadora do evento.

Percepção, dinâmica e produção da fala

Uma das principais contribuições do evento no aspecto científico consistiu em inaugurar um diálogo que não existia internacionalmente. "Trouxemos pessoas de dois grupos com pontos de vista diferentes em relação à área e possibilitamos o diálogo entre elas", disse Eleonora.

Uma das vertentes corresponde aos pesquisadores que se dedicam a estudar a percepção da fala - ou seja, a dinâmica que diz respeito aos vários sinais que constituem a fala - dos sinais acústicos aos estímulos ópticos. A outra vertente reúne os que estudam a produção da fala, mas não se atêm aos sinais e sim aos diversos movimentos que a constituem, como o movimento dos lábios.

"Os especialistas mais voltados para a dinâmica da percepção têm algumas posições teóricas que parecem, pelo menos superficialmente, muito divergentes das posições dos que estudam a dinâmica da produção da fala. Esses grupos tendem a formar duas trincheiras que não costumam interagir. Mas conseguimos reunir gente das duas vertentes e o resultado foi um diálogo intenso e muito rico", contou a coordenadora.

O que é dinâmica fônica

A dinâmica fônica se apoia na teoria dos sistemas dinâmicos - uma teoria matemática que, criada para lidar com problemas da física, foi disseminada para várias áreas do conhecimento, como economia, ecologia e linguística.

A dinâmica fônica aborda a relação entre os aspectos cognitivos e físicos da fala do ponto de vista dinâmico.

"A fala é transmitida por todos os sentidos. A abordagem dos sistemas dinâmicos permite estudar a produção da fala em todos os seus estágios e explicar diversos fenômenos fonéticos, fonológicos e linguísticos em geral", explicou.

Teoria dos sistemas dinâmicos

Segundo a professora do IEL-Unicamp, o evento propiciou também o início de um outro diálogo: entre os que abordam a dinâmica da fala e os que usam a teoria dos sistemas dinâmicos para iluminar outros aspectos da linguística, como sintaxe, semântica e o uso de construções e expressões.

"Esse diálogo ainda está incipiente, mas vai deslanchar. Dois dos especialistas que fizeram apresentações na escola sob esse ponto de vista são físicos que trabalham com a linguagem, usando redes complexas para tentar entender como funcionam os outros aspectos da linguagem, além da fala. Tivemos o início de uma conversa que é completamente inédita no mundo", afirmou.

De acordo com a coordenadora do evento, Eleonora Albano, professora do Laboratório de Fonética e Psicolinguística do IEL-Unicamp, todas as apresentações feitas durante o curso serão em breve disponibilizadas no site do IEA (em www.iea.usp.br/speechdynamics.pdf), que transmitiu as aulas ao vivo pela internet. Os vídeos também serão incluídos no site em breve.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Eventos

Saúde Bucal

Psicoterapia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.