13/04/2015

DNA não explica todos os traços herdados

Redação do Diário da Saúde

Traços herdados dos pais e passados de geração em geração não são determinados apenas pelo DNA.

A herança epigenética já vem sendo bem documentada nos anos recentes, mas agora os cientistas descobriram que a hereditariedade pode ser transmitida por outros materiais nas células.

Histonas

Robin Allshire e seus colegas da Universidade de Edimburgo (Reino Unido) estavam estudando as histonas, proteínas encontradas nas células, mas que não fazem parte do código genético, funcionando como bobinas em torno das quais as moléculas de DNA se enrolam.

As histonas são conhecidas por controlar se genes são ligados ou silenciados.

O que se descobriu agora é que mudanças que ocorrem naturalmente nestas proteínas, mudanças estas que afetam o modo como elas controlam os genes, podem ser sustentadas de uma geração para a seguinte, influenciando assim quais características são passadas dos pais para os filhos.

Isto demonstra de forma cabal que o DNA não é o único responsável pela hereditariedade.

Herança epigenética

Agora os cientistas terão que esclarecer como e quando este mecanismo de herança ocorre na natureza, e se ele está ligado a traços especiais ou a determinadas condições de saúde.

Eles poderão também verificar se as alterações das histonas que são causadas por condições ambientais - como estresse ou dieta - podem influenciar a função de genes transmitidos aos descendentes, eventualmente elucidando um novo mecanismo fisiológico da hereditariedade.

Veja outras notícias recentes que ajudaram a destronar o DNA da posição de elemento único da hereditariedade:

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Genética

Gravidez

Cuidados com o Recém-nascido

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.