Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

03/07/2015

Doação de órgãos ganha apoio da população no RJ

Com informações da Agência Brasil

Doe+Vida

Pela primeira vez em cinco anos o Rio de Janeiro ultrapassou 60% de autorizações de integrantes diretos de famílias na doação de órgãos de pacientes com morte encefálica.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, nos três primeiros meses do ano o percentual atingiu 64,5%, o mais alto patamar desde a criação do Programa Estadual de Transplantes (PET), em 2010.

O secretário Felipe Peixoto disse que o aumento é em consequência da conscientização da população.

Para incentivar as doações, a secretaria lançou, em abril, a campanha "Doe+Vida", que esclarece sobre a importância de discutir a doação de órgãos. Com ela, foi criado também o site doemaisvida.com.br, para os interessados poderem se declarar doadores, fazer o cadastro e imprimir o cartão virtual Doe+Vida.

De acordo com o coordenador do PET, Rodrigo Sarlo, outro fator importante para a elevação das autorizações é a estrutura do sistema de doação de órgãos e transplantes no estado. É preciso, segundo ele, ter uma estrutura com profissionais treinados e habilitados a trabalhar em todas as etapas do processo.

Autorização da doação de órgãos

Entre os motivos mais comuns para que a doação de órgãos não seja autorizada, está a falta de consenso entre os parentes. Muitas vezes, disse Sarlo, eles não sabem da vontade do paciente.

Além disso, há uma falta de compreensão de que a morte encefálica é um diagnóstico irreversível.

O coordenador lembrou que, conforme a legislação brasileira, somente pessoas diretas das famílias podem permitir a doação de órgãos de pacientes com morte encefálica.

Qualquer cidadão que deseja declarar a vontade e ser doador se inscreve no site, a informação vai para o banco de dados e o sistema pode avisar à família, mas lembrando que o que vale é a autorização da família, independente de qualquer coisa.


Ver mais notícias sobre os temas:

Transplantes

Cirurgias

Espiritualidade

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?