Doadores de sangue podem ter faixa etária entre 16 e 68 anos

Aptos para serem doadores

O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para a doação de sangue.

Idosos com até 68 anos e jovens a partir de 16 anos agora podem doar sangue.

Os menores de idade podem se tornar voluntários desde que com o consentimento dos pais ou responsáveis legais.

Atualmente, a idade permitida é de 18 a 65 anos.

Doação de sangue

Com a ampliação da idade, o governo espera aumentar das atuais 3,5 milhões para 4 milhões de doações por ano.

De acordo com o Ministério, o volume de sangue coletado é considerado suficiente, porém a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda volume para a manutenção do estoque - aproximadamente 5,7 milhões de bolsas de sangue.

O Ministério alterou a faixa etária com base em estudos internacionais e na adesão de outros países, como os Estados Unidos.

A intenção é passar de 1,9% para 2,1% da população até 2012. A recomendação da OMS é que de 1,5% a 3% da população doe sangue. Os jovens entre 18 e 29 anos representam 46% dos doadores no Brasil.

Como doar sangue

Quem quiser doar sangue, deve procurar um hemocentro munido de um documento de identidade com foto. O candidato deve apresentar boa saúde e pesar mais de 50 quilos.

No dia da doação, é recomendado não estar em jejum, repouso de seis horas na noite anterior, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes, e evitar fumar por duas horas e comer alimentos gordurosos.

Não podem doar pessoas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade, grávidas ou mulheres em fase de amamentação, usuários de drogas, pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue (aids, hepatite, sífilis e Doença de Chagas) ou que mantiveram relação sexual com diversos parceiros nos últimos doze meses.


Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Pública

Sistema Circulatório

Coração

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2017 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.