25/02/2014

Doença similar à paralisia infantil emerge nos EUA

Redação do Diário da Saúde

Médicos norte-americanos deram um alerta sobre a emergência de uma doença similar à poliomielite, que já infectou cerca de 20 crianças no estado da Califórnia.

"Embora o poliovírus tenha sido erradicado da maior parte do mundo, outros vírus podem também prejudicar a coluna vertebral, levando a uma síndrome tipo poliomielite," disse a Dra. Keith Van Haren, que analisou o caso de cinco crianças atingidas pela doença ainda desconhecida.

As crianças foram tratadas, mas os sintomas não melhoraram e elas continuam sem movimentos nos membros seis meses depois do aparecimento dos primeiros sintomas.

Todas as crianças eram vacinadas contra a poliomielite. Graças aos programas de vacinação, hoje apenas três países ainda não erradicaram a pólio: Afeganistão , Nigéria e Paquistão.

Doença tipo poliomielite

Segundo a Sociedade Americana de Neurologia, não se espera uma epidemia dessa nova doença principalmente pelo baixo número de casos. As ocorrências por enquanto estão restritas a uma área de 160 quilômetros.

Contudo, os especialistas fazem a ressalva de que o vírus pode estar mais disseminado e apenas um pequeno número de infectados tenha apresentado os sintomas agudos - isso também ocorre na poliomielite, onde o vírus invade o sistema nervoso e causa paralisia em 1 em cada 200 infectados.

Nos últimos anos, já houve casos de contaminações dessa doença, que os cientistas chamam de "doença tipo poliomielite", na Ásia e na Austrália.

Segundo a Dra Van Haren, duas das cinco crianças que ela estudou apresentaram contaminação pelo enterovírus-68, que apresenta semelhanças com o vírus da poliomielite.

Contudo, com apenas dois em cinco casos, não é possível estabelecer uma relação causal entre o enterovírus e a nova doença.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sistema Nervoso

Vírus

Vacinas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.