Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

25/03/2015

Droga experimental converte gordura ruim em gordura boa

Redação do Diário da Saúde

Gordura marrom

Um medicamento experimental provocou perda de peso e de gordura em testes em animais.

Conhecido como GC-1, o fármaco acelera o metabolismo, "queimando" as células de gordura.

"O GC-1 aumenta drasticamente a taxa metabólica, essencialmente convertendo a gordura branca, que armazena o excesso de calorias e é associada à obesidade e à doença metabólica, em uma gordura parecida com a gordura marrom, que queima calorias," disse Kevin Phillips, do Instituto Metodista de Pesquisas de Houston (EUA).

Até poucos anos atrás, os cientistas acreditavam que apenas os animais e os bebês humanos tinham a gordura marrom, agora considerada "gordura boa" por sua função de queimar calorias.

"Agora está claro," disse Phillips, "que os adultos humanos têm gordura marrom, mas ela parece perder a sua atividade de queima de calorias ao longo do tempo."

Queima de gordura

Com isso, tem havido uma corrida pela descoberta de compostos que possam converter a gordura branca em gordura marrom.

De acordo com Phillips, o GC-1 funciona ativando os receptores do hormônio da tireoide, que desempenham um papel na regulação do metabolismo - a conversão de alimentos em energia. Receptores dos hormônios da tireoide também participam da termogênese adaptativa, na qual o corpo usa o excesso de energia (calorias e gordura) para se aquecer.

Tomando uma elevada dose do fármaco, animais geneticamente modificados para se tornarem obesos perderam peso e mais de 50% da sua massa gorda em aproximadamente duas semanas.

Colesterol

O fármaco ainda não foi submetido a testes para a perda de peso em humanos, mas está sendo testado em ensaios clínicos para diminuir o colesterol, sob o nome sobetirome.

No entanto, Phillips alerta que as doses de sobetirome utilizadas nos estudos de redução de colesterol são muito inferiores às que ele aplicou nos seus animais para fazê-los perder peso, o que exigirá novos estudos clínicos.


Ver mais notícias sobre os temas:

Obesidade

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?