14/03/2014

Efeitos psicológicos dos antidepressivos são piores do que se pensava

Redação do Diário da Saúde

Pensamentos de suicídio, dificuldades sexuais e torpor emocional como resultado do uso de antidepressivos parecem ser muito mais comuns do que se pensava até agora.

Em uma pesquisa com 1.829 pessoas que tomavam antidepressivos com receita médica, os pesquisadores descobriram que mais da metade deles podem apresentar problemas psicológicos devidos à medicação.

O resultado aumenta as já grandes preocupações com a escalada do problema do excesso de prescrição destes medicamentos.

"A medicalização da tristeza e da angústia atingiu níveis bizarros. Uma em cada 10 pessoas em alguns países estão tomando antidepressivos com receita médica," disse o Dr. John Read, da Universidade de Liverpool (Reino Unido).

Mais da metade das pessoas com idade de 18 a 25 anos no estudo relataram sentimentos suicidas e, na amostra total, houve uma grande porcentagem de pessoas que sofrem de "dificuldades sexuais" (62%) e "sentir-se emocionalmente entorpecido" (60%).

As porcentagens para outros efeitos incluíram: "sentindo-me como se não fosse eu" (52%), "redução dos sentimentos positivos" (42%), "ligando menos para os outros" (39%) e "efeitos de abstinência do medicamento" (55%).

Por outro lado, 82% afirma que a droga tinha ajudado a aliviar sua depressão.

"Embora os efeitos colaterais biológicos dos antidepressivos, tais como ganho de peso e náuseas, estejam bem documentados, problemas psicológicos e interpessoais têm sido largamente ignorados ou negados. E eles parecem ser assustadoramente comuns," disse o Dr. Read.

"Nossa descoberta de que mais de um terço dos entrevistados relata ideação suicida como resultado de tomar os antidepressivos sugere que os estudos anteriores podem ter subestimado o problema," concluiu ele.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Meditação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.