15/10/2012

Testosterona aumenta honestidade nos homens

Redação do Diário da Saúde

Hormônio masculino

A testosterona é considerada o hormônio masculino por natureza, responsável pela agressividade e pela postura típica dos homens.

O hormônio sexual testosterona responde por atributos tipicamente masculinos - ele promove a formação das características sexuais, aumenta a libido e os músculos.

As mulheres também têm este hormônio sexual, mas em uma quantidade muito menor.

Testosterona social

Mas o caráter essencialmente másculo da testosterona pode mudar, graças ao trabalho da equipe do Dr. Armin Falk, da Universidade de Bonn (Alemanha).

Os pesquisadores demonstraram que a testosterona também favorece o comportamento social.

Em uma série de jogos, onde os participantes podiam mentir para ganhar mais dinheiro, um maior nível de testosterona levou ao resultado oposto ao esperado, com os voluntários mentindo menos para ganhar.

Isto é surpreendente porque este hormônio sexual tem sido associado com comportamentos essencialmente competitivos, individualistas e, essencialmente, egoístas.

Causa e efeito dos comportamentos

"A desvantagem de muitos estudos é que eles apenas correlacionam o nível de testosterona dos participantes com o seu comportamento," explica o Dr. Matthias Wibral, responsável pelos novos experimentos.

Isso faz com que os resultados reflitam apenas ligações estatísticas, não fornecendo qualquer informação sobre as causas de cada comportamento.

Assim, dizem os pesquisadores alemães, as pesquisas feitas até agora não são capazes de estabelecer uma relação causal entre a testosterona e os comportamentos agressivos associados aos homens.

"Não é apenas a testosterona que influencia o comportamento, o comportamento, por sua vez, também influencia os níveis do hormônio," complementa o Dr. Wibral.

Ou seja, pode ser o comportamento agressivo que eleva o nível de testosterona, e não o contrário.

Testosterona e honestidade

A equipe partiu então em busca de uma abordagem experimental que também permitisse deduzir uma relação de causa e efeito entre testosterona e comportamento.

Os cientistas recrutaram um total de 91 homens saudáveis para uma experiência comportamental.

Um grupo de 46 deles foi tratado com testosterona, aplicada sobre a pele, na forma de gel.

Os outros 45 voluntários do teste receberam apenas um gel de placebo.

A seguir, os dois grupos foram submetidos aos experimentos comportamentais.

"Estas experiências foram projetadas de tal forma que os indivíduos podiam mentir ou não," relata o professor Weber.

Os pesquisadores então compararam os resultados do grupo com testosterona mais elevada com os resultados do grupo de controle.

Testosterona social

"[Os experimentos] mostraram que os indivíduos com os níveis mais elevados de testosterona claramente mentiram com menos frequência do que os indivíduos não tratados do teste", relata o Dr. Armin Falk, coautor do estudo.

"Esse resultado contradiz claramente a abordagem unidimensional que tem concluído que a testosterona resulta em comportamentos anti-sociais," afirmou.

Ele acrescenta que é provável que o hormônio aumente o orgulho e a necessidade de desenvolver uma auto-imagem positiva, levando os homens a mentirem menos, adotando um comportamento tipicamente social.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Sexualidade

Ética

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.