26/01/2012

Proposta quer acelerar entrada de novos genéricos no mercado

Com informações da Agência Brasil

Bioequivalência

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) abriu uma consulta pública para ouvir especialistas e a população sobre uma nova forma aumentar a disponibilidade de remédios genéricos.

A proposta é tornar obrigatório para os laboratórios a disponibilização de amostras de seus medicamentos de referência, para que outros laboratórios possam fazer testes de bioequivalência com suas versões genéricas.

O teste de bioequivalência permite saber se o remédio genérico tem o mesmo efeito que o remédio de marca.

O problema é que os laboratórios fabricantes de genéricos têm dificuldades em ter acesso aos novos medicamentos, porque muitos não estão à venda, sendo usados somente por hospitais.

Impulso genérico

Se a proposta for aprovada, a entrada de novos remédios genéricos no mercado deverá ter um impulso.

Com a obrigatoriedade, os laboratórios poderiam começar suas pesquisas tão logo os novos medicamentos chegassem ao mercado.

As sugestões e críticas sobre a proposta podem ser enviadas ao endereço SAI Trecho 5, Área Especial 57, CEP 71.205-050, Brasília, para o fax: (61) 3462-5602 ou para o email: cp10.2012@ anvisa.gov.br.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Laboratórios

Desenvolvimento de Medicamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.