Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

23/08/2012

Equipamento recicla sangue do paciente para evitar transfusão

Redação do Diário da Saúde
Equipamento recicla sangue do paciente para evitar transfusão
Depois de coletar o sangue, o aparelho concentra as celulas sanguíneas, disponibilizando o sangue para que ele possa ser transfundido de volta para o paciente. [Imagem: University of Strathclyde]

Reciclagem de sangue

Pesquisadores escoceses desenvolveram uma técnica simples e barata de evitar a perda sanguínea durante cirurgias, minimizando a necessidade de transfusão de sangue.

O desenvolvimento do aparelho e os testes clínicos foram realizados na Escócia, na Turquia e no Canadá, com resultados extremamente positivos.

O equipamento, batizado de HemoSep, foi projetado para recuperar o sangue perdido durante cirurgias cardíacas e de grandes traumas.

Autotransfusão

Depois de coletar o sangue, o aparelho concentra as células sanguíneas, disponibilizando o sangue para que ele possa ser transfundido de volta para o paciente.

Esse processo, conhecido como autotransfusão, evita problemas, como reações à transfusão tradicional, feita com sangue de doadores, além de reduzir a demanda sobre os bancos de sangue.

O dispositivo consiste de uma bolsa que utiliza uma tecnologia de esponja química e um agitador mecânico para concentrar o sangue aspirado ou drenado do local da cirurgia.

As células separadas e concentradas são então devolvidas para o paciente por transfusão intravenosa.

Versão para crianças

"A introdução do HemoSep vai fazer uma grande diferença para a vida das pessoas e vai reduzir enormemente o custo e os riscos associados com as transfusões de sangue," disse o Dr. Terry Gourlay, de Universidade de Strathclyde (Escócia), um dos projetistas do equipamento.

Segundo o pesquisador, a simplicidade do aparelho dispensa o uso de centrífugas e bombas usadas atualmente em alguns hospitais, que exigem pessoal especializado para fazer o procedimento.

"Nós planejamos novos desenvolvimentos dessa tecnologia, sobretudo para criar uma versão para crianças que passem por cirurgias de coração aberto, quando os desafios da conservação do sangue são ainda mais críticos," disse o pesquisador.


Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Sistema Circulatório

Cirurgias

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão