Cientistas descobrem porque ervas chinesas protegem de fato o coração

Cientistas descobrem porque ervas chinesas protegem de fato o coração

[Imagem: Mike/Wikimedia]

Plantas medicinais que funcionam de fato

Uma pesquisa feita na Universidade do Texas (EUA) descobriu as razões pelas quais um conjunto de ervas medicinais usadas na medicina tradicional chinesa é tão eficaz para proteger contra doenças do coração.

Os cientistas fizeram testes laboratoriais com as plantas medicinais chinesas DanShen, GuaLou e várias outras ervas. As fórmulas com plantas medicinais chinesas indicadas para problemas cardiovasculares são compostos feitos com várias ervas que misturam de três até 25 plantas diferentes.

Óxido nítrico

A explicação para os bons resultados dessas plantas medicinais está no fornecimento de grandes quantidades do óxido nítrico, um composto que dilata as artérias.

O óxido nítrico é crucial para o sistema cardiovascular porque ele sinaliza para que as paredes internas dos vasos sanguíneos relaxem, o que facilita o fluxo de sangue através de todo o sistema sanguíneo e do coração. Essa molécula-mensageira também elimina perigosos aglomerados sanguíneos, baixa a pressão sanguínea e reduz a formação das placas que entopem as artérias.

Medicamentos derivados de plantas medicinais

Os resultados do estudo mostram que as plantas medicinais chinesas estudadas "têm profundo impacto na bioatividade do óxido nítrico primariamente por meio da ativação do óxido nítrico nas paredes internas dos vasos sanguíneos, mas também por meio de sua capacidade de converter o nitreto e o nitrato em óxido nítrico," explica o Dr. Nathan S. Bryan, um dos autores da pesquisa que será publicada no próximo exemplar do jornal médico Free Radical Biology & Medicine.

Os preparados de ervas medicinais estão entre os principais componentes da medicina tradicional chinesa, juntamente com a acupuntura e a massagem. "As ervas tradicionais chinesas têm levado à descoberta de medicamentos seguros contra o câncer, as doenças cardiovasculares e o diabetes," afirma Thomas Caskey, outro membro da equipe.

Princípios ativos

Os cientistas testaram também as formulações com ervas chinesas vendidas na forma de cápsulas e tabletes. "Cada uma das plantas medicinais chinesas testadas nos ensaios apresentaram efeitos de relaxamento dos vasos sanguíneos em alguma medida," diz o estudo.

Os cientistas agora planejam efetuar os mesmos estudos em pacientes que já desenvolveram problemas cardíacos, a fim de verificar o potencial de auxílio terapêutico dessas ervas tradicionais chinesas. A seguir eles pretendem identificar os componentes ativos das ervas, a fim de que eles possam ser sintetizados e disponibilizados em larga escala.


Ver mais notícias sobre os temas:

Plantas Medicinais

Terapias Alternativas

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2017 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.