Espuma inteligente traz suspensão ar para cadeiras e camas

Espuma inteligente traz suspensão ar para cadeiras e camas
Os atuadores são minúsculos recipientes pneumáticos, o que significa que o paciente sente como se a espuma inteligente estivesse "se enchendo", de forma totalmente macia e confortável.
[Imagem: Fraunhofer]

Úlceras de compressão

Quem trabalha sentado sabe o quanto isso pode ser desconfortável ao longo do dia, sobretudo por causa das dores, que podem ir das coxas às costas.

Com isso é possível imaginar o que passa um cadeirante ou um paciente hospitalizado, que precisam ficar o todo todo sentados ou deitados, sempre na mesma posição.

Os problemas vão além das dores incômodas, frequentemente chegando até às chamadas úlceras de compressão, um problema sério e de difícil tratamento, que pode resultar na sepse.

Estofamento inteligente

Mas a ajuda está a caminho.

Engenheiros alemães inventaram um estofamento inteligente, que possui um sensor que equaliza a pressão seletivamente.

Isto significa que, em vez de a pessoa precisar se ajeitar continuamente para evitar o desconforto ou a pressão localizada, é o próprio assento que se ajusta continuamente.

A espuma inteligente elimina a necessidade do auxílio de terceiros, sobretudo em hospitais. Uma pesquisa recente mostrou que a falta de cumprimento das rotinas de mudança de posição na cama é uma das principais causas das úlceras de pressão.

Suspensão a ar

A espuma é repleta de sensores e atuadores: os primeiros detectam a posição e os segundos agem para contrabalançar essa pressão.

São cerca de 100 sensores para uma área equivalente ao assento de uma cadeira.

Os atuadores são minúsculos recipientes pneumáticos, o que significa que o paciente sente como se a espuma estivesse "se enchendo", de forma totalmente macia e confortável.

Os pesquisadores afirmaram ter dado maior atenção na fabricação de sensores e atuadores de baixo custo, para que a espuma inteligente possa chegar rapidamente ao mercado a um preço que viabilize sua adoção por pessoas individuais e hospitais.


Ver mais notícias sobre os temas:

Ergonomia

Equipamentos Médicos

Atividades Físicas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.