Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

14/08/2014

Está pronto primeiro medicamento semissintético contra malária

Com informações da Agência Brasil

A empresa farmacêutica francesa Sanofi anunciou a entrega do primeiro medicamento contra a malária que utiliza em sua composição uma versão semissintética da artemisinina, principal ingrediente de um dos principais remédios utilizados no combate à doença.

A Sanofi disse que o desenvolvimento de um medicamento com um composto semissintético da artemisinina sinaliza "uma nova era" contra a doença, que é propagada por meio de picadas de mosquitos.

Segundo a empresa, a artemisinina é normalmente derivada de uma planta (Artemisia annua, ou Qinghaosu), mas as condições meteorológicas podem afetar as colheitas, o que causa fortes variações no preço e frequentes falhas na distribuição.

Na verdade, a descoberta da artemisinina é um verdadeiro épico, digno de um roteiro de cinema, e deveu-se à abnegação de uma cientista chinesa, que encontrou a receita em um livro de plantas medicinais com mais de 1.600 anos de idade.

"Ao complementar a oferta de produtos de origem botânica, esta nova opção pode aumentar o acesso ao tratamento de milhares de doentes com malária todos os anos", disse a Sanofi em comunicado.

De acordo com a empresa, serão fabricados 1,7 milhão de doses com o medicamento semissintético, que será enviado para Burkina Faso, Burundi, República Democrática do Congo, Libéria, Niger e Nigéria nos próximos meses.

Segundo o último relatório da Organização Mundial da Saúde sobre a malária, a doença matou 627 mil pessoas em 2012, a maior parte crianças na África.

Em todo o mundo foram registrados mais de 200 milhões de casos. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), estima-se que mais de 40% da população mundial está exposta ao risco de contrair malária.


Ver mais notícias sobre os temas:

Desenvolvimento de Medicamentos

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?