08/11/2013

Esteróis de plantas podem ter efeito preventivo contra Alzheimer

Redação do Diário da Saúde
Esteróis de plantas podem ter efeito preventivo contra Alzheimer
Os fitoesteróis, aqui em seu estado natural, desencadeiam um processo anticolesterol.
[Imagem: Brandeis University]

Não é nenhum segredo que muitos dos compostos fitoquímicos presentes nas frutas e vegetais têm efeito positivo sobre a saúde.

Os esteróis vegetais, por exemplo, também conhecidos como fitoesteróis, ajudam a diminuir os níveis de colesterol.

Agora, pesquisadores da Universidade de Saarland (Alemanha) descobriram que os fitoesteróis também podem prevenir processos associados com a doença de Alzheimer.

Um esterol em particular, chamado estigmasterol, inibe a produção de proteínas que desempenham um papel importante no desenvolvimento da doença.

Placas senis

Os sintomas do Alzheimer vêm acompanhados do surgimento das chamadas placas senis, ou placas de beta-amiloides, embora ainda não se saiba se as proteínas beta-amiloide são causa ou consequência do Alzheimer.

A equipe alemã agora descobriu que o estigmasterol inibe efetivamente a formação dessas proteínas.

"O estigmasterol tem efeito sobre uma variedade de processos moleculares: ele reduz a atividade enzimática, inibe a formação de proteínas envolvidas no desenvolvimento da doença de Alzheimer e altera a estrutura da membrana celular," explica o Dr. Marcs Grimm, coordenador do estudo.

"Juntos, estes efeitos sinergisticamente reduzem a produção de proteínas beta-amiloide," completou Grimm.

No prosseguimento do trabalho, a equipe pretende determinar quais outros processos celulares no cérebro são afetados pelos fitoesteróis, de forma a determinar a segurança de seu uso.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Cérebro

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.