02/01/2018

Estetoscópio e medidor de pressão não precisam mais encostar em você

Redação do Diário da Saúde
Exames <i>wireless</i>: Estetoscópio e medidor de pressão à distância
Sistema em funcionamento (em cima) e a etiqueta usada para gerar os sinais de radiofrequência (embaixo).
[Imagem: Cornell University]

Exames sem contato

Nenhuma visita ao consultório médico parece completa sem um medidor de pressão sanguínea apertando seu braço e um estetoscópio frio colocado em seu peito.

Mas que tal se seus sinais vitais puderem ser lidos sem que nada precise encostar em seu corpo, enquanto você se senta na sala de espera, ou talvez até mesmo no conforto da sua própria casa?

Engenheiros da Universidade Cornell (EUA) demonstraram que isso é possível. Eles criaram um aparelho que lê a pressão sanguínea, a frequência cardíaca e a taxa de respiração usando um sistema de baixo custo que lê sinais de rádio emitidos por pequenas etiquetas eletrônicas, semelhantes às usadas por segurança nos produtos em lojas de departamento.

As etiquetas medem o movimento mecânico emitindo ondas de rádio que ricocheteiam no corpo, incluindo os órgãos internos, e essas ondas são detectadas por um leitor eletrônico que pode ficar escondido em um canto do consultório.

As etiquetas não precisam de baterias, sendo alimentadas pela energia eletromagnética fornecida pelo próprio leitor. Como cada etiqueta possui um código de identificação exclusivo para transmitir seu sinal, até 200 pessoas podem ser monitoradas simultaneamente usando apenas um leitor central.

"Se esta for uma sala de emergência, todos os que entram podem usar essas etiquetas ou simplesmente podem colocar etiquetas nos bolsos da frente, e os sinais vitais de todos podem ser monitorados ao mesmo tempo. Eu saberei exatamente a qual pessoa cada um dos sinais vitais pertence," disse o professor Edwin Kan, coordenador da equipe.

As avaliações mostraram que a leitura dos sinais vitais à distância é tão precisa quanto o medidor de pressão tradicional e um eletrocardiograma, disse Kan.

Segundo ele, essa tecnologia também poderá ser usada para medir movimentos intestinais, oculares e muitos outros movimentos mecânicos internos produzidos pelo corpo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Exames

Laboratórios

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.