Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

06/04/2015

Estimulação elétrica do cérebro age contra Alzheimer

Com informações da Agência Brasil

Cientistas de Cingapura anunciaram o desenvolvimento de uma nova forma de tratar a demência.

A técnica, conhecida como estimulação cerebral profunda, consiste no envio de impulsos elétricos a áreas do cérebro para aumentar o crescimento de novas células.

"Cerca de 60% dos pacientes não respondem aos tratamentos com antidepressivos, e nossa pesquisa abre novas portas para opções de tratamento mais efetivas," disse o professor Ajai Vyas, que coordenou o estudo juntamente com seu colega Lim Lee We.

Formação de novos neurônios

A equipe da Universidade Tecnológica de Nanyang constatou que o estímulo elétrico aumenta o crescimento de células cerebrais, reduzindo os efeitos nocivos das condições relacionadas à demência e melhorando a memória de curto e de longo prazos.

O estudo mostra que os novos neurônios podem ser formados por meio do estímulo da parte frontal do cérebro, que está envolvida na retenção da memória, com o recurso a impulsos elétricos.

O aumento de células cerebrais reduz a ansiedade e a depressão e promove a aprendizagem, impulsionando, em termos globais, a formação e retenção da memória.

Os experimentos foram realizados em animais de laboratório, e agora deverão ser avaliados em animais maiores e, a seguir, em humanos.

Estimulação elétrica do cérebro

A técnica de estimulação cerebral profunda é um procedimento terapêutico bem conhecido, e usado para várias situações neurológicas, como tremores ou distonia, espasmos musculares involuntários que produzem movimentos anormais de determinada parte do corpo.

Veja outros resultados de estudos envolvendo a estimulação elétrica do cérebro:


Ver mais notícias sobre os temas:

Neurociências

Cérebro

Memória

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?