Você está pronto para fazer um exame de pum?

Você está pronto para fazer um exame de pum?
Esquema do sensor de gases na forma de uma pílula a ser engolida, de forma a analisar os gases produzidos ao longo de todo o aparelho gastrointestinal.
[Imagem: Nam Ha]

Você provavelmente já fez exames de sangue, urina e fezes. Mas que tal fazer um exame de pum?

É o promete este novo sensor, construído por Kourosh Kalantar-zadeh, da Universidade RMIT (Austrália).

Mas calma, não será nada constrangedor fazer o novo exame.

A ideia de Kourosh é que o sensor seja engolido na forma de uma pílula, e analise todos os gases produzidos ao longo de todo o aparelho gastrointestinal, muito antes que eles tentem, ou consigam, escapar.

O aparelho transmite seus dados durante todo o trajeto por uma conexão sem fios, dispensando a necessidade de sua recuperação ao final do exame.

Gases e saúde

Há vários indícios de que alguns gases produzidos por micróbios podem contribuir para doenças gastrointestinais e podem até mesmo servir de indicador para o estado geral de saúde da pessoa.

Por exemplo, as bactérias redutoras de sulfato produzem sulfeto de hidrogênio, um gás muito malcheiroso, enquanto a archaea metanogênica produz o metano, que é inodoro.

Como estes gases intestinais têm sido associados a doenças como a síndrome do intestino irritável, doenças inflamatórias do intestino e o câncer de cólon, medidos com precisão adequada esses gases poderiam ajudar a compreender melhor a ação de cada bactéria para vários estados de saúde gastrointestinais.

Composição dos gases

Segundo os pesquisadores, os métodos atuais, como a análise do hálito, não refletem com exatidão a composição e a concentração dos gases encontrados no intestino, destacando a necessidade de abordagens mais confiáveis.

A ideia é que esses sensores de gases representem uma forma barata e simples tanto para estudar mais profundamente o papel desses gases na saúde, como para abrir o caminho para o desenvolvimento de novas técnicas de diagnóstico e terapia.


Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Sensores

Terapias Alternativas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.