Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

18/03/2015

Você está pronto para fazer um exame de pum?

Redação do Diário da Saúde
Você está pronto para fazer um exame de pum?
Esquema do sensor de gases na forma de uma pílula a ser engolida, de forma a analisar os gases produzidos ao longo de todo o aparelho gastrointestinal.[Imagem: Nam Ha]

Você provavelmente já fez exames de sangue, urina e fezes. Mas que tal fazer um exame de pum?

É o promete este novo sensor, construído por Kourosh Kalantar-zadeh, da Universidade RMIT (Austrália).

Mas calma, não será nada constrangedor fazer o novo exame.

A ideia de Kourosh é que o sensor seja engolido na forma de uma pílula, e analise todos os gases produzidos ao longo de todo o aparelho gastrointestinal, muito antes que eles tentem, ou consigam, escapar.

O aparelho transmite seus dados durante todo o trajeto por uma conexão sem fios, dispensando a necessidade de sua recuperação ao final do exame.

Gases e saúde

Há vários indícios de que alguns gases produzidos por micróbios podem contribuir para doenças gastrointestinais e podem até mesmo servir de indicador para o estado geral de saúde da pessoa.

Por exemplo, as bactérias redutoras de sulfato produzem sulfeto de hidrogênio, um gás muito malcheiroso, enquanto a archaea metanogênica produz o metano, que é inodoro.

Como estes gases intestinais têm sido associados a doenças como a síndrome do intestino irritável, doenças inflamatórias do intestino e o câncer de cólon, medidos com precisão adequada esses gases poderiam ajudar a compreender melhor a ação de cada bactéria para vários estados de saúde gastrointestinais.

Composição dos gases

Segundo os pesquisadores, os métodos atuais, como a análise do hálito, não refletem com exatidão a composição e a concentração dos gases encontrados no intestino, destacando a necessidade de abordagens mais confiáveis.

A ideia é que esses sensores de gases representem uma forma barata e simples tanto para estudar mais profundamente o papel desses gases na saúde, como para abrir o caminho para o desenvolvimento de novas técnicas de diagnóstico e terapia.


Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Sensores

Terapias Alternativas

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Nanoestrelas matam bactérias sem desenvolver resistência

Ciência começa a entender eficácia da Medicina Chinesa contra o câncer

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento