07/05/2018

Exame de glicose é feito pela pele - sem picada

Redação do Diário da Saúde
Exame de glicose é feito pela pele - sem picada
O sensor para monitoramento do diabetes pertence à classe dos aparelhos eletrônicos "de vestir".
[Imagem: University of Bath]

Sensor adesivo

Um emplastro adesivo, similar a um curativo - isto é tudo o que é necessário para fazer a medição dos níveis de glicose através da pele, dispensando o exame de sangue com picada no dedo.

O adesivo não perfura a pele, coletando a glicose do fluido entre as células através dos folículos capilares, que são acessados individualmente através de uma série de sensores em miniatura, mediante a aplicação de uma minúscula corrente elétrica, fraca demais para ser sentida.

A glicose é recolhida em minúsculos reservatórios, onde é medida. As leituras podem ser feitas a cada 10 a 15 minutos ao longo de várias horas.

A ideia é eliminar a necessidade de milhões de diabéticos realizarem com frequência os testes dolorosos e impopulares.

Uso 24 horas por dia

Graças ao projeto do conjunto de sensores e reservatórios, o adesivo não requer calibração com uma amostra de sangue, o que significa que os testes de sangue com picada no dedo tornam-se de fato desnecessários.

Tendo estabelecido a prova do conceito, Luca Lipani e seus colegas da Universidade de Bath (Reino Unido) esperam que o curativo-sensor possa se tornar um dispositivo de baixo custo que enviará as medições de glicose regularmente para um aplicativo no celular, alertando o usuário quando eles podem precisar tomar alguma medida.

As próximas etapas do trabalho incluem um aprimoramento adicional do projeto para otimizar o número de sensores no emplastro e demonstrar a funcionalidade total em um período de uso de 24 horas.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sensores

Equipamentos Médicos

Exames

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.