Exame do hálito revela doenças do estômago

Perfis químicos

Um exame simples e rápido do hálito pode substituir as endoscopias no diagnóstico de doenças graves do estômago, incluindo cânceres.

Em um levantamento com 130 pacientes, os pesquisadores constataram uma precisão de 90% no diagnóstico e na diferenciação do câncer de outros problemas do estômago.

O exame do hálito detecta "perfis químicos", padrões de moléculas presentes no hálito que são característicos de pacientes com câncer no estômago.

A revista especializada British Journal of Cancer, onde o estudo foi publicado, afirmou que o exame pode revolucionar e acelerar a forma como o câncer é diagnosticado.

Exames de hálito

Os pesquisadores descobriram que o câncer no estômago possui uma espécie de marca química: compostos orgânicos voláteis, que emitem um cheiro característico e podem ser detectados usando um kit médico.

A técnica não é nova. Muitos pesquisadores estão trabalhando na possibilidade de diagnosticar vários tipos de câncer usando exames de hálito, incluindo o câncer de pulmão.

O trabalho agora apresentado é mais um no que promete ser uma série, com a definição dos perfis químicos de cada doença que possa ser detectada pelo hálito.

Segundo alguns cientistas, a técnica é tão promissora que os futuros analisadores de hálito revelarão doenças antes que os sintomas apareçam.


Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Câncer

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.