Novo exame identifica 7 tipos diferentes de câncer de mama

Embora os médicos sempre se refiram ao "câncer de mama" como uma doença única, como todos os cânceres, há diversos tipos e subtipos da doença.

Na verdade, alguns cientistas chegam a afirmar que cada câncer é uma doença única por si própria, com algumas características em comum com doenças similares de outros pacientes.

Agora, um novo exame promete identificar sete tipos diferentes de câncer de mama.

Ainda em estágio de desenvolvimento, se aprovado nos testes clínicos, ele poderá estar disponível dentro de dois anos.

Atualmente, apenas dois marcadores biológicos são procurados pelos exames para detectar o câncer de mama.

Em 2012, uma catalogação mostrou que o câncer de mama pode ter pelo menos dez tipos diferentes bem definidos, dependendo da paciente.

Esses tipos só podem ser identificados a partir de um exame genético detalhado que, além de custar caro, não é prático para a maioria das pacientes.

Exame para câncer de mama

Há alguns meses, uma equipe norte-americana desenvolveu um exame que detecta o câncer de mama pela urina, incluindo informações sobre a gravidade da doença.

Agora, uma equipe da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, desenvolveu um método que avalia dez proteínas, que permitem identificar sete dos 10 tipos conhecidos da doença.

Os pesquisadores afirmaram que a descoberta vai ajudar os médicos a personalizar os tratamentos e aumentar as taxas de sobrevivência das pacientes, que variam de acordo com o tipo de câncer.

"Melhorias no tratamento e no resultado para pacientes com câncer de mama vão envolver a melhoria nas metas de terapias apropriadas para os pacientes. (Mas) deve ser igualmente importante a melhora em estratégias paralelas para evitar tratamentos desnecessários ou impróprios e os efeitos colaterais", disse Andy Green, que liderou a pesquisa.

Sobre os tratamentos desnecessários, o pesquisador refere-se sobretudo aos efeitos danosos dos falsos positivos das mamografias, que estão levando vários especialistas a defenderem mudanças nas orientações sobre a mamografia para a prevenção do câncer de mama.


Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Saúde da Mulher

Prevenção

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.