10/12/2013

Exercícios físicos aumentam criatividade

Redação do Diário da Saúde
Exercícios físicos aumentam criatividade
Exercícios ao ar livre, como caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta aumentam a criatividade.
[Imagem: Universiteit Leiden]

Pessoas que se exercitam regularmente são melhores com o chamado "pensamento criativo".

São vários os filósofos e pensadores conhecidos por se exercitar antes de se sentar para escrever: Soren Kierkegaard, Henry James e Thomas Mann são alguns deles.

Aparentemente, isso os ajudava a obter novas ideias e insights.

Mas será que é possível provar criteriosamente que o exercício físico torne o pensamento criativo mais fácil?

Lorenza Colzato e seus colegas da Universidade de Leiden (Holanda) não apenas acreditam que sim, como também publicaram os resultados dos seus experimentos comprovando a tese. O artigo foi publicado na revista científica Frontiers in Human Neuroscience.

Pensamento Divergente e o Pensamento Convergente

A equipe investigou se praticar exercícios físicos regularmente pode promover os dois ingredientes principais da criatividade: o pensamento divergente e o pensamento convergente.

Pensamento divergente é pensar em tantas soluções quanto seja possível para tentar resolver um determinado problema, o que exige que se busque ideias de vários campos ou disciplinas.

Pensamento convergente consiste em concentrar-se em uma única solução para resolver o problema, o que exige um conhecimento aprofundado do caminho adotado.

Os resultados mostraram que as pessoas do grupo que se exercitou frequentemente superam nos dois tipos de pensamento aquelas que não se exercitaram regularmente.

"Acreditamos que o movimento físico é bom para a capacidade de pensar de forma flexível, mas somente se o corpo for usado para ser ativo. Caso contrário, uma grande parte da energia destinada para o pensamento criativo vai para o próprio movimento," disse Colzato.

Assim, exercícios ao ar livre, como caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta aumentam a criatividade, mas ficar na academia não deu sinais de ser assim tão bom.

Ela acredita que estes resultados dão suporte à ideia clássica de uma "mente sã em um corpo são": "O exercício em uma base regular pode funcionar como um estímulo cognitivo, promovendo a criatividade de uma forma barata e saudável."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Criatividade

Educação

Atividades Físicas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.