Felicidade: o foco deve estar nas pequenas questões diárias

Felicidade: o foco deve estar nas pequenas questões diárias

[Imagem: PepLab]

Emoções positivas

As pessoas que experimentam momentos frequentes de emoções positivas têm maior satisfação com a vida ao aumentar sua resiliência, a capacidade de se recuperar dos problemas e desafios encontrados no dia-a-dia.

O estudo Desembrulhando a Felicidade: Emoções Positivas Aumentam a Satisfação com a Vida Gerando Resiliência, publicado no jornal de psicologia Emotion, foi conduzido por cientistas da Universidade da Carolina do Norte (EUA).

Felicidade como objetivo

O estudo demonstra que, se a felicidade é o grande objetivo da vida de alguém, a melhor estratégia é investir em pequenos momentos diários de bem-estar e cultivar emoções positivas.

"Esses pequenos momentos reforçam as emoções positivas e ajudam a pessoa a se manter mais aberta. Essa abertura então nos ajuda a elaborar recursos que nos permitem sair melhor e mais rapidamente da adversidade e do estresse, nos livrar da depressão e continuar crescendo como pessoa," diz Barbara Fredrickson, coordenadora da pesquisa.

Relatórios de emoção

Na pesquisa, em vez de responder questões diretas sobre as emoções passadas, os voluntários elaboraram "relatórios de emoção" diários.

"Esses relatórios diários nos ajudaram a coletar os sentimentos de forma mais precisa e nos permitiram capturar os altos e baixos das emoções," diz a psicóloga.

Segundo a pesquisadora, uma dieta diária de emoções positivas não exige a eliminação completa das emoções negativas. O estudo ajuda a entender que, para sermos felizes, não é necessário nos isolarmos dos aspectos normais do dia-a-dia.

"Os níveis de emoções positivas que produziram benefícios não são extremos. Participantes com níveis médios e estáveis de emoções positivas demonstraram aumento na resiliência mesmo quando seus dias incluíam emoções negativas," diz Barbara.

Bem-estar do presente

A pesquisadora sugere que as pessoas foquem nos "micromomentos", que podem ajudar a liberar uma emoção positiva aqui e outra ali.

"Muitas vezes estamos tão travados pensando sobre o futuro e sobre o passado que ficamos cegos para o bem-estar no qual estamos imersos agora, seja ele a beleza do lado de fora da janela, seja as coisas boas que as pessoas estão fazendo por nós," diz ela.

O melhor enfoque para alcançar uma quantidade maior de momentos positivos é ficar aberto e flexível, além de se tornar capaz de apreciar o lado bom das circunstâncias diárias, por menores que sejam.

Em vez apostar em coisas do tipo "Serei feliz quando me casar," ou "Serei feliz quando tiver dinheiro 'suficiente'," o mais eficaz é focalizar as pequenas questões, que acontecem diariamente, enquanto grandes questões, como casar-se ou ficar rico, acontecem muito menos frequentemente, quando acontecem.


Ver mais notícias sobre os temas:

Felicidade

Sentimentos

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.