Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

13/09/2011

Felicidade é maior entre pessoas com objetivos claros

Redação do Diário da Saúde

Sair ou ficar?

Pesquisadores da Universidade de Indiana (EUA) resolveram comparar as estratégias de relacionamento usadas por estudantes extrovertidos e seus colegas menos afetos à sociabilidade em conjunto.

Eles queriam descobrir qual grupo se sentia mais feliz e o que determinava essa felicidade.

Eles descobriram que as pessoas que são menos "saídas" sentem que sua felicidade depende mais de suas conexões com a família e com os amigos ou de estratégias cognitivas, como o pensamento positivo.

Já as demais avaliam que sua felicidade depende muito de festas e de beber com os amigos.

Fique junto com os seus

"Você não tem que sair e ir para uma festa para ser feliz. Mas é isso o que os estudantes sentem que precisam fazer, principalmente quando chegam à universidade," disse Bernardo J. Carducci, coautor da pesquisa.

Por outro lado, é fundamental manter contatos com a família, com amigos e com indivíduos com ideias parecidas, pessoas com as quais você sente algum tipo de conexão significativa.

"Podem ser pessoas em clubes a que você pertence, como pessoas com o mesmo passatempo, o clube de astronomia ou pessoas com quem você pratica esportes," diz Carducci.

Objetivos claros

Em um segundo estudo, Carducci descobriu que os estudantes universitários que são orientados a objetivos bem definidos também tendem a ser mais felizes do que seus colegas menos focados.

"Quando você olha para o que essas pessoas fazem de forma diferente umas das outras, as pessoas que se esforçam para alcançar objetivos pessoais se envolvem em um lazer mais dirigido, em vez de sentar e ver televisão," disse Carducci.

"Eles não vão a festas tanto quanto os outros. Eles passam mais tempo naquilo que chamamos de 'reflexão espiritual'. Eles escrevem nos jornais estudantis. São o tipo de pessoas que tendem a ser mais felizes. Estas também são as pessoas que mais terminam os cursos na faculdade," conclui o pesquisador.


Ver mais notícias sobre os temas:

Felicidade

Sentimentos

Educação

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Ciência começa a entender eficácia da Medicina Chinesa contra o câncer

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão