23/12/2011

Fibromialgia afeta sistema mastigatório

Com informações do Jornal da Unicamp

Disfunção temporomandibular

A fibromialgia pode desencadear um quadro de disfunção temporomandibular.

A fibromialgia é uma síndrome reumática crônica, caracterizada por dores intensas em determinados pontos do corpo.

Já a disfunção temporomandibular é uma disfunção do sistema mastigatório que afeta as articulações e músculos da face.

Essa associação inesperada foi descoberta por Marcele Pimentel, pesquisadora Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Unicamp.

Dores na face

No estudo, realizado com mulheres diagnosticadas com fibromialgia, a prevalência da disfunção temporomandibular também foi alta: em torno de 78%, sendo que 85% do grupo teve queixas de dores na face.

"Outros trabalhos já apontavam uma relação de ocorrência das duas condições e, como também encontramos uma frequência alta das dores na face, concluímos que a fibromialgia atua como fator de predisposição.

"Com isso, é importante despertar a classe odontológica para o tratamento da dor facial especificamente nesse grupo de pacientes", destaca Marcele.

Qualidade do sono

Segundo a cirurgiã-dentista, os resultados apontados na pesquisa abrem o leque para o tratamento da fibromialgia, visto que os portadores têm 31 vezes mais chances de desenvolver a disfunção temporomandibular.

Em geral, explica a pesquisadora, para o diagnóstico da síndrome não são considerados os sintomas de dor facial.

Outra característica também apontada no estudo foi a limitação de abertura bucal de dez vezes maior que do grupo de mulheres sem a doença, item que reafirma a importância do profissional de odontologia no processo.

Durante a pesquisa outro item estudado foi a qualidade do sono dessas mulheres portadoras da síndrome. Mais de 92% relatou má qualidade do sono, sendo 37,5% das voluntárias também diagnosticadas com sonolência diurna excessiva.

"Foi observado que o aumento da intensidade de dor na face está moderadamente relacionado à piora na qualidade do sono. Essa dor chega a interferir nas atividades sociais, de lazer e trabalhos nos portadores da síndrome, merecendo assim uma atenção especial", conclui.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Dores Crônicas

Saúde Bucal

Saúde da Mulher

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.