15/08/2017

Fiocruz cria diagnóstico personalizado para o câncer

Redação do Diário da Saúde

Diagnóstico personalizado

Pacientes com câncer a partir de agora poderão se beneficiar de uma melhor escolha de medicamentos relevantes para seu caso pessoal, minimizando os efeitos colaterais dos medicamentos e facilitando o tratamento personalizado da doença.

Essa possibilidade está surgindo graças a uma nova metodologia, inédita no mundo, desenvolvida por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A metodologia permite traçar o perfil molecular do tumor e do tecido saudável de cada indivíduo, ajustando medicamentos e doses a cada caso.

"A proposta da Fiocruz permite a indicação de uma terapia mais precisa, o que significa, em termos de benefícios diretos, mais chance de cura, menos efeitos colaterais e melhor sobrevida para os pacientes," disse o pesquisador Nicolas Carels.

A novidade é especialmente relevante dada a agressividade das terapias atuais, como quimioterapia e radioterapia. "Além disso, a economia representada pela escolha adequada do medicamento pode ser revertida para ampliar o acesso da população ao tratamento," acrescentou Carels.

Análise genética do câncer

O método foi desenvolvido para ser aplicado a pacientes com qualquer tipo de câncer e já foi testado em linhagens celulares tumorais e não tumorais.

Ao identificar, através de análises genéticas, o perfil molecular do tumor e do tecido saudável de cada indivíduo, é possível indicar o coquetel de medicamentos mais relevante para cada paciente, minimizando os efeitos colaterais das quimioterapias.

Os resultados foram particularmente expressivos para o câncer de mama - com "resultados de máxima eficiência" segundo a pesquisadora Tatiana Tilli.

O projeto teve um pedido de patente registrado porque não existe concorrente no mercado para esse tipo específico de diagnóstico.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Câncer

Diagnósticos

Exames

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.