Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

11/06/2015

Fiocruz descobre novo vírus que afeta crianças

Com informações da Fiocruz Amazonas

Paralisia

Uma pesquisadora da Fiocruz no Amazonas descobriu um novo tipo de vírus que causa diarreia e paralisia flácida temporária nos membros inferiores de crianças de 0 a 5 anos de idade.

Em casos mais graves, o vírus pode causar encefalite e levar à morte.

"A paralisia nos membros inferiores, ou seja, nas pernas, não é simplesmente a fraqueza que dá após longos períodos diarreicos. É uma paralisia total, com impossibilidade de andar por até duas semanas", explica Patrícia Puccinelli Orlandi, que contou com a colaboração de Tung Gia Phan, da Universidade da Califórnia em São Francisco (EUA), para caracterizar o novo vírus.

A descoberta do vírus, gênero Gemycircularvirus, foi feita a partir da análise molecular das fezes de crianças com diarreia, atendidas em prontos-socorros de Manaus.

O vírus foi identificado em cinco de 600 amostras analisadas.

"Parece pouco, mas significa dizer que o vírus está circulando e que temos de melhorar o diagnóstico para que haja tratamento adequado e o quadro não se agrave", disse Patrícia Orlandi.

Kit de diagnóstico

Para isso, a pesquisadora informou que está iniciando um estudo para o desenvolvimento de um kit de diagnóstico rápido do vírus Gemycircularvirus.

"Com o desenvolvimento de um kit para diagnóstico, auxiliaremos na vigilância epidemiológica de um vírus que é tão agressivo e que, até então, era desconhecido", disse.

A transmissão do novo tipo de vírus é feita de forma fecal/oral, ou seja, a partir do consumo de água contaminada com fezes contaminada.

Atualmente, o diagnóstico só pode ser feito após a análise molecular das fezes do paciente.


Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Higiene Pessoal

Infecções

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Ultrassom no 1º trimestre de gravidez pode agravar autismo

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão