12/12/2016

Fiocruz e Pasteur lançam curso online de Bioinformática

Com informações da Fiocruz

Bioinformática

Pesquisadores e estudantes de qualquer lugar do mundo que tenham interesse na área de bioinformática poderão se inscrever, a partir de janeiro de 2017, no curso Princípios e Tendências em Genômica e Biologia Computacional.

Trata-se de uma disciplina online em nível de pós-graduação, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa de Informática em Biossistemas da Fiocruz Minas, em parceria com pesquisadores do Instituto Pasteur.

"É o primeiro projeto colaborativo de ensino à distância envolvendo as duas instituições. A ideia é facilitar o acesso ao aprendizado, permitindo ao aluno obter conhecimento, estando em qualquer lugar e no momento em que for mais apropriado para ele", destacou Sara Cuadros, pesquisadora da Fiocruz Minas e uma das idealizadoras do projeto.

O curso será composto por quatro módulos que abordam diversos aspectos da bioinformática, incluindo estrutura e organização do genoma, introdução ao Linux, além de tópicos mais avançados como transcriptômica e proteômica. O conteúdo será apresentado por meio de aulas de vídeo, leitura recomendada, exercícios e, em alguns módulos, serão disponibilizados links externos e atividades complementares.

Ritmo do aluno

Com duração total estimada em 30 horas, o conteúdo poderá ser acessado a qualquer momento, com tarefas que devem ser realizadas semanalmente. Dessa forma, ao se inscrever, o aluno receberá um cronograma e um calendário que o ajudarão a acompanhar o processo.

"Cada pessoa pode seguir o ritmo que encaixar melhor à sua rotina; entretanto, há um prazo para que as tarefas sejam entregues. A proposta desse tipo de curso é estimular o engajamento do aluno e evitar que a atividade seja abandonada antes da conclusão, uma situação ainda comum no campo da educação a distância", explica Sara.

Outra característica é que o curso é totalmente autoinstrucional e, dessa forma, não há monitoria. Assim, em cada sessão disponibilizada, o aluno encontrará um resumo, nome do instrutor, além de diretrizes sobre como navegar e acessar o conteúdo.

Oferecido em idioma inglês, o curso será gratuito, disponibilizado na Plataforma Pasteur. Mais informações no endereço https://moocs.pasteur.fr/courses/Fiocruz_Institut_Pasteur/01/01/about.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Eventos

Educação

Softwares

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.