Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

19/05/2015

Fiocruz testará medicamento preventivo contra HIV/Aids

Com informações da Fiocruz

Remédio preventivo contra AIDS

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz, iniciará estudos clínicos com um medicamento totalmente novo para prevenção da AIDS.

A droga, conhecida como GSK1265744, demonstrou resultados positivos em testes conduzidos para tratamento da AIDS, e agora terá seu potencial testado como parte da estratégia de prevenção da infecção pelo HIV.

A pesquisa será realizada simultaneamente na África do Sul, no Brasil, nos EUA e no Malawi.

Os candidatos a participar da pesquisa serão selecionados na Fundação Oswaldo Cruz. "Este critério tem como objetivo potencializar a adesão, facilitar a administração do medicamento e o acompanhamento clínico", explica Beatriz Grinsztejn, pesquisadora líder do estudo.

A proposta do projeto é avaliar a segurança, tolerância, aceitabilidade e sua farmacocinética (descrevendo o processamento da droga no corpo humano, identificando o caminho percorrido no organismo da administração à excreção).

Parecido com anticoncepcional

Depois de passar por uma avaliação completa do estado de saúde, serão selecionados 20 voluntários entre os candidatos inscritos, homens e mulheres, de 18 a 65 anos, não infectados e com baixo risco de contrair o HIV.

O remédio, que se mostrou seguro em testes anteriores, é injetável, será aplicado a cada três meses e o acompanhamento dos voluntários terá uma duração total de dois anos.

Atualmente, estudos como o de Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP) já demonstraram que é possível obter 100% de proteção contra a infecção ao longo do tempo, mas para tal é necessária a ingestão diária de um antirretroviral.

"Costumamos fazer uma analogia com os anticoncepcionais. Existem alternativas das mais diversas, desde o comprimido diário, até o DIU, passando por injeções trimestrais, a camisinha, enfim. Queremos que exista essa mesma diversidade nas estratégias de prevenção do HIV/AIDS. Assim cada pessoa escolherá o que melhor se adapta à rotina dela", pondera Beatriz.


Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Sexualidade

Prevenção

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão