02/09/2013

Pela manhã, frutas inteiras são melhores que suco de fruta

Redação do Diário da Saúde
Pela manhã, frutas inteiras são melhores que suco de fruta
Comer mais frutas, particularmente mirtilo (as blueberries), maçãs e uvas tende a reduzir o risco de desenvolvimento do tipo 2 de diabetes.
[Imagem: Arria Belli/BBC]

Comer mais frutas, particularmente mirtilo (as blueberries), maçãs e uvas tende a reduzir o risco de desenvolvimento do tipo 2 de diabetes, segundo mais um estudo, desta vez publicado no British Medical Journal.

No entanto, a ingestão de sucos de frutas pelo amanhecer - e não frutas inteiras - pode aumentar ligeiramente os riscos da doença.

Os pesquisadores suspeitam que a diferença é devida à maior quantidade de açúcar do suco, já que o suco leva mais frutas do que as regularmente ingeridas sólidas em e à rápida absorção do suco pelo corpo.

A pesquisa acompanhou a dieta de 187 mil pessoas nos Estados Unidos. Destas, 6,5% desenvolveram diabetes tipo 2.

As frutas pesquisadas foram uvas ou passas, pêssego, ameixa, damascos, pera, maçã, laranjas, toranja (grapefruit), morangos e mirtilos.

De acordo com o estudo, "frutas têm componentes altamente variáveis de fibra, antioxidantes, outros nutrientes e fitoquímicos que, juntos, influenciam o risco [do diabetes tipo 2]".

O mirtilo corta o risco de diabetes tipo 2 em 26%, enquanto outras frutas, servidas em três porções diárias, reduzem em 2%.

No entanto, quando observado o impacto do consumo de sucos de frutas pela manhã, os pesquisadores chegaram a um leve aumento do risco de diabetes tipo 2, contra a redução provocada pela ingestão de frutas sólidas.

Substituindo-se sucos de frutas por mirtilos inteiros corta-se o risco em até 33%; com uvas e passas, em até 19%; por peras e maçãs, em até 13% - e por uma combinação de frutas, em até 7%.

A substituição de sucos por laranjas, pêssegos, ameixas e damascos leva a resultado similar.

"Ao fazermos um suco, separamos a (polpa) fruta de seus fluidos, que são absorvidos mais rapidamente, aumentando os níveis de açúcar e insulina no sangue para conter os açúcares", explica Qi Sun, autor do estudo e professor na Harvard School of Public Health. "Para diminuir o risco de diabetes tipo 2, o ideal seria diminuir o consumo de sucos e aumentar o de frutas", aconselha.

O estudo envolveu apenas o consumo de suco pela manhã, e não durante outros momentos do dia.

Por outro lado, outros estudos já demonstraram benefícios substanciais dos sucos de frutas, incluindo o suco de mirtilo:

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Conservação de Alimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.